Síndrome de Tourett: saiba mais sobre a doença do Cara de Sapato, quais os seus sintomas e como ela afeta sua saúde física e emocional.
O que é Síndrome de Tourette?

Depois que vimos o lutador profissional e participante do Big Brother Brasil 23 Antonio Cara de Sapato ter crises de ansiedade, sua família veio a público dizer que o participante tem Síndrome de Tourette, você sabe o que é esta síndrome?

A síndrome é um distúrbio neurológico caracterizado por movimentos ou vocalizações involuntários, súbitos, repetitivos, rápidos e indesejados, que normalmente denominamos como tiques.

A síndrome de Tourette foi descrita primeiramente em 1825 pelo médico francês Jean Marie Itard, mas foi somente em 1984 que George Gilles de la Tourette descreveu a patologia como um distúrbio caracterizado por múltiplos tiques, incluindo o uso inapropriado de palavras obscenas e a repetição involuntária de um som ou palavra. A partir de então, a síndrome recebeu o seu nome e ficou conhecida como Síndrome de Gilles de la Tourette ou Síndrome de la Tourette.

O diagnóstico deve ser feito por um neuropediatra ou psiquiatra, que analisa os sintomas e queixas trazidos pelo paciente. Normalmente os pacientes diagnosticados com a Síndrome de Tourette relatam tiques motores ou vocais múltiplos, que se manifestam constantemente (por pelo menos 3 meses) e frequentemente (várias vezes ao dia).

Quais são as causas e sintomas da Síndrome de Tourette?

A síndrome é uma doença genética, mas a sua causa ainda é desconhecida.

Os tiques tendem a aumentar quando o portador se sente estressado ou ansioso, assim como estímulos demais podem desencadear ondas de tiques, como por exemplo colares apertados podem desencadear tiques no pescoço.

Exemplos de tiques motores vistos em quem tem a doença:

• Tiques motores simples incluem movimentos como piscar os olhos exageradamente, encolher os ombros e sacudir a cabeça.
  • Tiques motores complexos podem incluir movimentos que se assemelham a caretas, torção do pescoço e dar chutes e murros no ar. Outros tiques motores complexos podem parecer propositais, como cheirar ou tocar objetos, pular, dobrar ou torcer objetos.

Exemplos de tiques vocais:

• Tiques vocais simples incluem pigarros repetitivos, cheirar, latir ou grunhir.
  • Tiques vocais complexos podem incluir repetir as próprias palavras ou frases, repetir palavras ou frases de outras pessoas ou, mais raramente, usar palavrões vulgares e obscenos.
Qual o tratamento para a Síndrome de Tourette?

A Síndrome de Tourette é uma condição incompreendida. Em filmes ela é normalmente retratada como algo cômico, mas os sintomas incluem efeitos físicos e emocionais e podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo, prejudicando a sua autoconfiança e autoestima.

A síndrome de Tourette é uma desordem que não tem cura, mas pode ser controlada. Estudos clínicos têm demonstrado a utilidade da terapia para que os pacientes consigam identificar gatilhos e sensações premonitórias dos tiques, com a finalidade de responder a eles com uma reação voluntária que ‘’segure’’ o tique. Além disso a psicoterapia pode ajudar os indivíduos a lidar com condições que podem acompanhar a Síndrome de Tourette, como o TDAH, depressão, ansiedade e TOC.

Medicamentos antipsicóticos têm se mostrado úteis na redução da intensidade dos tiques, quando sua repetição se reverte em prejuízo para a autoestima e aceitação social.

Lembre-se sempre que os tiques causados pela Síndrome de Tourette são INVOLUNTARIOS, ou seja, a pessoa não tem controle sobre aquele comportamento que para você pode parecer estranho. Não reprima a pessoa, tente seguir em frente com o que estava fazendo e não chame ainda mais atenção para o tique.

E se você sobre com a síndrome e precisa de ajuda, clique aqui e agende sua sessão agora mesmo.