Será que eu tenho um pai narcisista? Hoje vamos contar um pouco sobre os pais que tem o transtorno de personalidade narcisista.

Anteriormente falamos aqui sobre o transtorno de personalidade narcisista e sobre mães narcisistas. 

O transtorno de personalidade Narcisista é diferente do narcisismo. Para a psicanálise o narcisismo é uma fase do desenvolvimento da criança. O momento que a criança aprende a amar a si mesma é chamada de narcisismo. Quando há falhas/traumas nesse momento existe a possibilidade da pessoa desenvolver o transtorno de personalidade.

Falta de empatia, necessidade de aprovação (nem que para isso precise humilhar ou passar por cima do outro), egocentrismo e responsabilização de terceiros por qualquer erro estão entre as características mais comuns de quem possui o transtorno de personalidade narcisista.

Quais são os traços de um pai narcisista?

Um pai com o transtorno é autor de muitas críticas, humilhações e ridicularização para com seus filhos. É habitual que ele anule e subestime os filhos para controlá-los. Ou seja, constantemente ele trabalha para invalidar os feitos dos seus descendentes, porque o sentimento de nenhum outro importa, só os do narcisista.
Esses podem ser muito possessivos com seus filhos e com o controle que possui, pode conseguir isolar o filho. Ele prefere que o outro não tenha amigos/parceiros e tem controle de todas atividades que o filho faz, ditando regras e horários para tudo.
O narcisista responsabiliza seu descendente por sua felicidade. Usa o outro para tentar realizar seus próprios desejos. Sendo assim, é muito comum que eles escolham as profissões que os seus vão cursar, se importam demasiadamente com a aparência deles e também com quem eles vão se relacionar. Eles abusam de sua autoridade para ter controle sobre o filho.
São donos da verdade e não abrem mão de como pensam para dar razão ao outro.
Muitas vezes quando não tem seus desejos realizados, os pais com transtorno se silenciam como forma de punição a sua cria, cortando comunicação e fingindo que o outro não existe. Ele mantém-se assim até o filho pedir perdão e implorar por atenção.

Como um pai narcisista pode afetar a vida do seu descentente?

Por ser uma pessoa emocionalmente distante, os filhos geralmente são vulneráveis afetivamente e carentes. O fruto do genitor narcisista aprende que as relações se pautam na dominação, tornando-se alguém que repete as ações do pai ou, mais frequentemente, se submete a relações abusivas e de dominação por parte do outro.
Por não terem sido validados, tendem a ser inseguros por não confiarem/acreditarem em si mesmos. Como consequência também tem problemas com auto estima, afinal como se amar/admirar quando só ouviu críticas sobre si a vida toda?
Os filhos de pais narcisistas tem a tendência de serem dependentes emocional e fisicamente, porque sempre foram controlados e acostumados que os pais resolvessem todas as questões. Não aprenderam a fazer as coisas sozinhos.

Como lidar com um pai narcisista???

O primeiro passo é identificar o transtorno, depois é necessário entender suas características e finalmente aprender a lidar com elas. Entretanto, todo esse processo é difícil, doloroso e normalmente não conseguimos sozinhos. Por isso, aos filhos de pais narcisistas recomendamos a terapia. Além de todas as questões do transtorno do pai, traz muito conhecimento e aprendizado sobre as cicatrizes que um genitor com o transtorno causa em um filho. Baixa auto estima, insegurança, medo, falta de confiança são algumas das características que quem sofreu com um pai narcisista pode ter.
O transtorno de personalidade narcisista não tem cura. Há tratamento, contudo é muito difícil que uma pessoa com esse perfil busque ajuda.
Por essa razão precisamos nos proteger do outro. Entender quem o outro é e se proteger de atitudes que possam vir dessa pessoa. E como nos proteger? Novamente citamos a terapia. Busque ajuda, não tenha medo!

Leia também – Matéria externa: 6 sinais de que você foi criado por um narcisista

Clique aqui e agende sua sessão agora mesmo!

Add Your Comment