Você sabe o que é personalidade introvertida? Diferente da timidez, hoje explicaremos mais sobre esse tipo de personalidade.
É comum ouvirmos as pessoas falando em pessoas “introvertidas” e “extrovertidas” de forma equivocada, como extremo oposto entre a timidez e a euforia, mas ser introvertido vai além de ser tímido, recatado ou quieto.
 
“Não se pode dizer que uma pessoa é 100% introvertida ou 100% extrovertida.” (Carl Jung). 
 
Podemos ter traços desses dois aspectos de personalidade e, por isso, é sempre bom conhecer melhor quais são as principais características que definem cada um.
Mas então, qual o real significado de personalidade introvertida?
A palavra introvertido descreve alguém que tende a se voltar para dentro, para si, com mais concentração nos pensamentos, sentimentos ou humores internos.
Pessoas com personalidade introvertida tendem a ser mais quietas, são reservados e costumam gastar mais energia em situações sociais, diferente dos extrovertidos que ganham ainda mais energia com a interação social.
Os introvertidos tendem a não gostar de multidões, visto que podem incluir muito barulho, locomoção privada e muitos estímulos de todos os lados. Situações com muitas pessoas e interações fazem com que os introvertidos sintam a necessidade de “recarregar” suas energias, passando um tempo sozinhos.
Não existe uma causa exata para a introversão, existe a maneira como a fisiologia do seu corpo responde ao ambiente externo, o que desempenha um papel crítico na determinação do seu nível de extroversão e introversão.
Ser tímido é o mesmo que ter personalidade introvertida? 

Timidez não significa que a pessoa seja introvertida.

A timidez traz o medo, insegurança e o desconforto em contatos sociais, situações desconhecidas podem dificultar o envolvimento com outras pessoas, pode também impactar diretamente na autoestima pelo medo dos julgamentos.
Descrevendo o introvertido, seu foco é interno, ele gosta mais de ouvir do que de falar, são observadores, absorvem para depois agir sobre o que é necessário, costumam ser mais cautelosos.
Pessoas com personalidade introvertida tendem a desenvolver melhor seu lado profissional ligado a escrita, ciências naturais e tecnologia, isso porque são áreas capazes de “dar” os estímulos que estas pessoas gostam, sem a presença de um ambiente com estímulos externos, já que estar próximo a muitas pessoas pode trazer a sensação de que estão “drenando” suas energias.
Quais são os 4 principais tipos de personalidade introvertida?
Vale lembrar que aqui comentamos de forma sucinta sobre o assunto, se você tem dúvidas sobre sua personalidade busque um profissional para te ajudar na avaliação.
  • Introvertidos sociais: preferem estar diante de poucas pessoas, grupos menores, é o tipo de pessoa que prefere uma noite tranquila em casa;
  • Introvertidos reflexivo/pensante: são aqueles que tendem á gastar muito do seu tempo pensando, costumam ser criativos;
  • Introvertidos ansiosos: podem se sentir mais inquietos e nervosos perto de pessoas durante as interações sociais;
  • Introvertidos contido/inibidos: esse tipo de introvertido tende a pensar demais, gastando uma quantidade significativa de tempo considerando uma decisão antes de fazer qualquer coisa.

Apesar desta dificuldade nas interações sociais, não significa que os introvertidos querem ficar sozinhos o tempo todo.

Os introvertidos costumam ser descritos pelos demais como pessoas muito quietas e reservados, mas em muitos casos os introvertidos só preferem escolher suas palavras e ter o cuidado para não desperdiçar tempo e energia com “bate papos considerados desnecessários”.

Existe alguma relação entre a personalidade introvertida e a depressão? 
Introvertido ou não, qualquer um pode sofrer de depressão. Alguns estudos sugerem que a pessoa introvertida pode ter maiores riscos de desenvolver solidão, depressão e ansiedade.
Observar seu humor diariamente, a intensidade em que situações ou atividades sociais te deixam desconfortável, a ponto de se sentir triste, ansioso, deprimido ou preocupado, pode ser um sinal de depressão, mas é importante sempre avaliar com a ajuda de um profissional.
Fazer terapia sempre será o melhor caminho, se está te atrapalhando no seu dia a dia, através da ajuda profissional você pode identificar seus pontos fortes e pontos fracos e qual a estratégia para enfrentar certas situações sociais que te desagradam.

Add Your Comment