Transtornos Alimentares: quais são?
Você sabe o que são transtornos alimentares? Antes de citarmos quais são, vamos definir o que são:
Os Transtornos Alimentares são problemas no comportamento alimentar de uma pessoa, levando ao emagrecimento extremo, a obesidade ou outros tipos de problemas físicos. Esse tipo de transtorno está associado a aspectos socioculturais, fatores biológicos, psicológicos e ou familiares.
Bom, agora que já definimos o conceito, vamos aos tipos de transtornos alimentares:
Anorexia Nervosa
Recusa do paciente em comer ou quando ele diminui drasticamente a quantidade de comida ingerida por não querer ganhar peso.
Bulimia Nervosa
Paciente que tem peso normal, mas apresenta insatisfação com o corpo. Caracterizado por compulsões alimentares periódicas (ingestão de uma grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo), seguidas de métodos compensatórios inadequados (vômitos auto-induzidos, uso inadequado de laxantes ou diuréticos, prática de exercícios em excesso) para evitar o ganho de peso.
Transtorno da compulsão alimentar
Caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de até duas horas, acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come.
Pica
Seu nome deriva de um pássaro famoso por comer de tudo. É o impulso de comer coisas que não são alimento e não tem valor nutricional ou uma vontade anormal de ingerir produtos antes de sua preparação habitual como arroz ou macarrão cru.
Transtorno de Ruminação
Mais frequente em crianças pequenas, é caracterizado pela regurgitação e remastigação repetitiva de alimentos. É considerado transtorno quando não pode ser explicado por nenhuma condição médica. Pode resultar em desnutrição, perda de peso, alterações do equilíbrio hidroeletrolítico, desidratação e até morte.
Hipergafia
Segundo a OMS, Hipergafia é quando um evento traumático resulta em um aumento no consumo de alimentos e consequentemente um rápido aumento de peso, geralmente resultando em obesidade piorando a autoestima e autoconfiança do indivíduo.
Ortorexia
É a obsessão por alimentos saudáveis e nutritivos, onde a pessoa fica presa nessa necessidade de ser saudável e não consegue comer mais nada, excluindo uma grande quantidade de alimentos. Quase sempre ocorre em países desenvolvidos.
Vigorexia
É a obsessão por um corpo musculoso e definido. Envolve um treinamento muscular obsessivo e alimentação voltada para a manutenção desse corpo com uso frequente de anabolizantes.
Drunkorexia
Conhecida por anorexia alcoólica, é um distúrbio proveniente do alcoolismo, onde ocorre uma perda da vontade de alimentar-se devido ao uso abusivo do álcool ou a troca da alimentação pela bebida alcoólica com a finalidade de redução das medidas corporais e restrição às calorias.
Nós da Nossa Clínica Psicologia somos uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram.
Você tem dúvidas sobre Transtornos Alimentares? Entre em contato agora mesmo conosco e agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas!
Leia também: