Você sabe o que é Compulsão Alimentar?
O Transtorno da compulsão alimentar é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de até duas horas, acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come.
Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses, associados a algumas características de perda de controle e não acompanhados de comportamentos compensatórios extremos para a perda de peso (pois nesse caso se classificaria como bulimia).
Quando a compulsão alimentar se manifesta?
Os episódios de compulsão alimentar geralmente são iniciados por um gatilho emocional. Por exemplo, fui criticada por algo, isso gera uma grande angústia ou desconforto emocional e logo aparece essa vontade de ingerir grande quantidade de comida.
Este é o transtorno alimentar mais aceito socialmente, pois culturalmente não estranhamos se alguém come muito no rodízio, na festa ou na ceia de natal, por exemplo, e sempre vemos em filmes e novelas a cena de alguém devorando um pote de sorvete depois de uma decepção.
Como tratar o transtorno?
O tratamento da compulsão alimentar tem como principal objetivo recuperar o estado geral de saúde física e emocional, eliminar episódios de compulsão e tratar as consequências psicológicas associadas aos gatilhos que levam ao comer compulsivo.
Indicamos o acompanhamento profissional para o tratamento da compulsão alimentar e aqui na nossa clínica contamos como uma equipe de psicólogas especializadas que podem lhe auxiliar em seu tratamento.
Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e marque sua consulta com uma de nossas psicólogas.
Leia Também: