Transtorno de ansiedade: quando a ansiedade se torna doença. Quais são os tipos de transtorno de ansiedade?

A ansiedade é o sentimento que precede o medo. A ansiedade é natural á todos os seres humanos e é saudável porque nos protege de situações de perigo. É um mecanismo instintivo. Entretando quando fora de hora ou desproporcional à realidade se torna patológico.

Entenda mais sobre ansiedade clicando aqui

O DSM (manual de diagnóstico em saúde mental) classifica diversos transtornos como “transtorno de ansiedade”. Podemos considerar como patológica uma ansiedade que aparece sem motivo aparente, tornando a pessoa insegura e com preocupações desproporcionais e excessivas. Muitas vezes sintomas físicos podem aparecer como suor, tremores, batimentos cardíacos acelerados, sensação do corpo formingando, esquentando, esfriando, entre outras sensações.

Se os transtornos de ansiedade têm como causa a ansiedade patológica, qual a necessidade de saber o tipo que eu tenho?

A resposta é para que se encontre o tratamento mais adequado, já que cada transtorno tem um objeto de ansiedade.
Hoje vamos exemplificar sobre os mais comuns, que são: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós traumático, transtorno de ansiedade social (fobia social), transtorno do pânico e transtorno obsessivo compulsivo.

  • Transtorno de ansiedade generalizada (TAG):
    Preocupação excessiva sobre tudo que cerca a sua vida: trabalho, estudos, relações familiares, sociais e amorosas, condições de saúde, condições de todos os entes queridos, etc. Muitas vezes aparecerem sintomas físicos como tensão muscular, insônia, gastrite e pressão alta.
  • Transtorno de estresse pós traumático (TEPT): Acontece após um evento traumático, com lembranças invasoras ou pesadelos com o ocorrido. O medo de voltar a viver o trauma está muito presente nesse transtorno.
  • Transtorno de ansiedade social (fobia social): Medo excessivo diante de um perigo inexistente ou de forma excessiva. Dentro das fobias sociais podemos citar medo desproporcional de locais cheios, medo de palhaço, de bichos inofensivos, entre outros medos.
  • Transtorno do pânico: Tem causas e gatilhos variados, mas é comum ocorrer sem nenhum motivo aparente. Quando acontecem as crises o corpo é afetado. A pessoa sente falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, dor no peito, tontura e sensação de perigo/morte eminente.
  • TOC (Transtorno obsessivo compulsivo): É caracterizado pelo comportamento repetitivo e compulsivo, além do pensamento obsessivo. Normalmente a pessoa percebe que seus comportamentos não fazem sentido, mas nem assim conseguem evitar.

Apesar de todos os tipos serem considerados um transtorno de ansiedade, pudemos ver que suas causas, efeitos e consequentemente tratamentos são diferentes.

Quais são os tratamentos para cada tipo de transtorno de ansiedade?

Em qualquer caso de ansiedade patológica é necessário buscar ajuda profissional. Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra podem te ajudar. Em caso de necessidade, um profissional encaminha para o tratamento com o outro. A terapia é fundamental para quem busca ajuda para um transtorno de ansiedade, pois ela irá tratar o que te levou aquele transtorno, te ensinando caminhos para que não caia nas mesmas armadilhas. Muitas vezes a ajuda medicamentosa temporária é necessária para que os sintomas e as crises sejam amenisados.
Outros cuidados sempre são importantes, como boa alimentação, exercícios físicos e momentos de lazer. Esses são assuntos amplamente abordados na terapia.

Faça terapia e se cuide.

Clique aqui e agende sua sessão agora.

Add Your Comment