​TOD: Você já ouviu falar em “transtorno opositivo desafiador”? Hoje vamos abordar o tema e mostrar algumas características.
A maioria dos diagnósticos são feitos em crianças que apresentam um padrão persistente de comportamento desobediente, agressivo e desafiador. Mas calma, nem toda birra ou comportamento impulsivo é TOD, vamos conhecer um pouco mais sobre o transtorno.

Afinal, o que é TOD (transtorno opositivo desafiador)?

O TOD é identificado quando existe um padrão de comportamentos na criança, como desobediência, irritação, desafio, não obedece figuras de autoridade, não segue regras.
As crianças com este diagnóstico, tendem a ser instáveis, teimosas, o que pode causar muita repreensão e punições.
Vale lembrar que criança faz birra, tem momentos de explosão, e também se irritam, diferente dos adultos, eles muitas vezes não sabem verbalizar o que sentem, então, NÃO significa que a criança tem o TOD – transtorno opositivo desafiador.
O TOD as vezes é confundido com o Transtorno de Conduta, em outro momento vamos falar mais a respeito, mas existem muitas diferenças entre ambos, e a principal que já podemos adiantar, é que no transtorno de conduta a criança não aparenta ter remorso ou empatia con quem sofre seus ataques, já no TOD são percebidos sinais de remorso e respostas emotivas.

Existe uma causa específica para o diagnóstico de TOD – transtorno opositivo desafiador?

Não existe uma causa específica para o diagnóstico de TOD, porém, já existem alguns estudos médicos que acreditam que o surgimento do TOD possa estar relacionado a alguns fatores que influenciam os comportamentos da criança, tais como: abusos; falta de atenção; crescimento num ambiente com comportamentos inconsistentes, agressivos ou negligentes.

Quais os principais sintomas do TOD – transtorno opositivo desafiador?

As características do TOD podem aparecer em qualquer momento da infancia, porém é mais comum dos 6 aos 12 anos.

Alguns dos sintomas do transtorno opositivo desafiador são:

• Irritabilidade constante
• Comportamento agressivo e de raiva
• Ansiedade
• Agitação
• Desafiar regras no geral
• Provocações a figuras de autoridade
• Dificuldade em controlar suas emoções
• Frustração quando é repreendido ou chamado atenção
• Reações de choro e birra exagerados.

Existe alguma assossiação do TOD com outros transtornos?

Como os sintomas são diversos, alguns estudos apontam que o TOD pode ser confundido com outros transtornos, como o TDAH (transtorno de deficit de atenção e hiperatividade), transtorno de humor e de ansiedade, entre outros.

É importante observar os sintomas da criança não só em casa, mas também na escola ou outros ambientes que a criança tenha interações, buscando ajuda profissional, sem rotular ou pré diagnosticar sua criança.

A criança diagnosticada com TOD pode passar por situações delicadas, impactando sua vida pelos sintomas agressivos, levando muitas vezes até a passar por casos de bulling, e isto acontece justamente pela dificuldade tanto da criança como de quem está à sua volta de entender o transtorno e buscar ajuda para que seja tratado.

E qual o tratamento para o TOD – transtorno opositivo desafiador?

Para melhor avaliação e diagnóstico, após perceber mais de 4 sintomas do TOD, os responsáveis devem buscar orientação de um psiquiatra infantil ou neuropsicólogo, e após o diagnóstico, o tratamento deve ser multidisciplinar, com terapia, medicação, e suporte da rede de apoio (familiar e escolar).

O trabalho da rede de apoio familiar e da escola são fundamentais para o tratamento, superar e aprender a lidar com o transtorno é difícil não só para a criança, mas para quem lida com ela também.

Um dos maiores desafios, é “quebrar” a barreira do transtorno com relação a figura de autoridade que não é bem recebida pela criança, é preciso paciência e compreensão da parte dos adultos, e uma fala mais acolhedora e menos agressiva. A terapia familiar também pode ser muito positiva nestes casos, para juntos aprenderem a lidar com o diagnóstico e “falarem” a mesma língua dentro de casa.