Terapia comportamental ou psicanálise? A abordagem do meu psicólogo pode afetar no meu tratamento? Nós responderemos essas e outras dúvidas.

Esta é uma dúvida muito comum para pessoas que estão procurando tratamento psicológico, trouxemos então algumas informações que podem te ajudar a encontrar um psicólogo que possa atender melhor a sua demanda no momento. Lembrando que nem sempre o primeiro psicólogo que você se consultar será o mesmo que dará continuidade ao seu tratamento. Caso você sinta que não está recebendo a ajuda que precisa converse com o seu psicólogo e fale sobre as suas dúvidas e angústias em relação a dinâmica das sessões. O mais importante é nunca desistir da sua saúde mental e da busca pelo autoconhecimento.


O que é psicanálise e como ela se aplica no meu tratamento?


A psicanálise foi desenvolvida pelo alemão Sigmund Freud no fim do século 19 e o seu objetivo principal é contribuir na estruturação e organização psíquica do paciente com o intuito de aliviar seus sintomas e sofrimento emocional. A psicanálise entende que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos, anseios e impulsos reprimidos no inconsciente, originados especialmente na infância. Uma das maneiras de analisar este conteúdo inconsciente é por meio da associação livre, onde o paciente fala livremente, sem julgamentos ou críticas, e o psicanalista escuta atentamente e ajuda a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma a trazer para o consciente estes conflitos. A tarefa do psicanalista é estimular que o paciente interprete as conexões entre o que é dito e os sintomas apresentados. É uma terapia não diretiva, ou seja, o terapeuta não sugere nenhum tipo de ação ao paciente, apenas o ajuda a fazer as associações.

O que devo esperar da terapia psicanalítica?

Como a psicanálise busca trazer para a consciência tudo aquilo que está no inconsciente, muitas vezes acessar esse conteúdo que estava escondido pode ser doloroso e trazer conflitos internos. Outro fator importante na esolha da terapia comportamental ou psicanálise é você saber que a psicanálise não vai ter um fim em seis meses ou com data marcada, é um processo profundo e que leva tempo. O psicanalista não é juiz, não vai falar o que está certo ou errado com você ou na sua vida. Durante o processo analítico o paciente perde certezas subjetivas e se questionará mais. E o sucesso do tratamento depende da decisão do paciente, se vai querer continuar a se autoconhecer profundamente, assumir responsabilidade por sua melhora e topar embarcar neste processo.

O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e como ela se aplica no meu tratamento?

A Terapia Cognitivo Comportamental (mais conhecida como TCC) combina recursos da Terapia Cognitiva, desenvolvida pelo psiquiatra Aaron Beck, com estratégias que promovem mudanças comportamentais e tem como principal objetivo ajudar o paciente a compreender como suas emoções e comportamentos são influenciados pela maneira como ela pensa e interpreta as situações.
A Terapia Cognitivo Comportamental diverge da psicanálise por considerar que o ser humano é um resultado de aprendizagens. O tratamento foca nos processos cognitivos, entendendo que os pensamentos distorcidos é que geram os sintomas e busca desvendar como as condutas do paciente são afetadas por determinados ambientes. Assim, o terapeuta busca auxiliar o paciente a fazer uma avaliação mais objetiva e realista das situações e ensina habilidades e novos comportamentos, com técnicas direcionadas. Em resumo, esta terapia é focada em identificar comportamentos aprendidos ou condicionados e entender como eles afetam a vida do paciente.

O que devo esperar da Terapia Cognitivo Comportamental?


Os psicólogos que atuam com esta abordagem buscam lidar com os problemas diretamente e resolver incômodos pontuais. Isso não significa, obviamente, trabalhar só o problema, já que ele não existe sozinho, mas está conectado a uma rede de significados construída ao longo da vida. No entanto, a TCC é uma forma de terapia focada nas dificuldades atuais vivenciadas pelo paciente.
É uma das psicoterapias mais diretivas, onde o psicólogo utiliza uma gama de técnicas para ajudar o paciente a alterar os comportamentos que ele não consegue mudar sozinho. Na sessão, o terapeuta identifica pensamentos irracionais e exagerados, conhecidos como distorções cognitivas, e pode inclusive passar “deveres de casa”. É muito utilizada para casos de fobias, vícios, problemas de socialização e aprendizado.


Afinal, terapia comportamental ou psicanálise? Qual abordagem é melhor para mim?


Qualquer pessoa pode procurar psicoterapia para aliviar alguma forma de sofrimento emocional, sejam dificuldades nos relacionamentos afetivos, sociais ou profissionais, medos, quadros de ansiedade ou depressão, dificuldades para tomar decisões, compulsões, oscilações de humor, enfim, algo que cause prejuízo para a vida da pessoa.
Ressaltamos que independentemente de ser terapia comportamental ou psicanálise, o fundamental para ter um resultado satisfatório é a sua dedicação e entrega ao processo, aliado a um profissional qualificado e a qualidade do vínculo terapêutico desenvolvido entre paciente e psicólogo.

Quer começar terapia? Clique aqui e agende sua sessão agora!

Add Your Comment