Personalidade Narcisista

Você já ouviu falar sobre narcisismo? E sobre mães narcisistas? Essa é a primeira vez que falaremos sobre o assunto, já que consideramos ser um assunto extremamente delicado.

Além de tocar em feridas de quem convive ou conviveu com quem possui o Transtorno de Personalidade Narcisista, há quem rotule os outros de forma errada. Afinal, para a Psicanálise, o transtorno é muito diferente do narcisismo, que é uma fase que todos nós passamos na infância.

E nossa equipe da Nossa Clínica Psicologia iremos explicar tudo direitinho para você. Quer saber tudo sobre personalidade Narcisista? Continue lendo…

Narcisismo na Teoria

Na teoria citada, essa etapa acontece – e é extremamente saudável, quando o bebê ainda não se vê como um ser diferente de sua mãe ou o que está a sua volta. Então, em um primeiro momento, o bebê é amado por quem o cuida e garante que permaneça vivo. Após isso, passa a amar a si mesmo.

Esta é a fase chamada narcisismo. Com seu desenvolvimento e crescimento, o bebê passa a amar os outros. Com o tempo, a criança percebe que não é tão especial quanto pensa e que nem tudo vai ser como quer. E, assim, o narcisismo vai tomando outra forma, como uma parte de sua personalidade. 

“Então todos nós somos narcisistas?” A resposta é sim. Todos nós passamos pela fase do narcisismo, e carregamos um pouco dela com a gente. No entanto, é muito diferente do Transtorno de Personalidade Narcisista, em que o foco/amor por si mesmo é patológico, trazendo grandes prejuízos para quem sofre do transtorno e para as pessoas que convive.

Quando falamos de personalidade, nos referimos às vivências internas e aos comportamentos dos indivíduos. Ou seja, além de afeto e cognição, é sobre a forma que as pessoas se relacionam com seus impulsos (desejos) e com as outras pessoas.

Podemos pensar em um transtorno de personalidade quando alguém apresenta padrões persistentes que fujam daquilo que culturalmente é esperado. Quem possui transtorno de personalidade possui as seguintes dificuldades:

  • adaptação (ao ambiente);
  • são rígidos;
  • inflexíveis;
  • causam prejuízo e sofrimento. 

Desta forma, uma pessoa com o Transtorno de Personalidade Narcisista é alguém que vive a fase descrita pela teoria psicanalítica no tempo errado.

Mas, antes de entrarmos nas características do narcisista, precisamos esclarecer o que sempre tentam esconder: eles são inseguros. Por mais que essas pessoas pareçam “donas de si”, elas agem dessa maneira para que não transpareçam seu medo de não serem aceitos e amados, tal qual o bebê que se não fosse amado não sobreviveria. 

Características do Narcisismo

Com isso, o indivíduo com esse transtorno demonstra grande necessidade de ser validado. Tende a exigir atenção quando fala, precisa ser reconhecido pelas coisas boas que faz, como se fosse colocado “em um pedestal”. Claro que todos nós, seres humanos, gostamos quando isso acontece.

No entanto, quem possui o transtorno, tem a necessidade que o reconhecimento venha, e sempre faz de tudo para que consiga. Mesmo com toda a sua insegurança, ele se vê como alguém melhor que todos que estão à sua volta.

Esse conflito interno é a raiz de muitos comportamentos dos narcisistas. Inseguros, precisando de amor e reconhecimento, são pessoas que não conseguiram desenvolver completamente a empatia. Sendo assim, a falta dela é uma das características do transtorno, porque é muito difícil se colocar no lugar do outro quando o centro do mundo é você.

Outra característica que podemos citar é o egocentrismo. É como se tudo que acontecesse ao seu redor fosse por causa dele, tendo dificuldade em reconhecer que outras pessoas e experiências são tão válidas quanto às dele.

Essas pessoas costumam ser carismáticas, e tendem a esconder bem suas características mais tóxicas. Isso nos leva a outra característica: a manipulação. Quem tem o transtorno, usa muito a manipulação para conseguir o que quer, sem se preocupar com os outros.

Acaba diminuindo os feitos/sentimentos dos outros, para que os seus sejam exaltados e permaneçam em evidência. Possuem uma grandiosidade, em que tudo que ele faz é melhor que o do outro.

Também podem ir pelo viés da vitimização quando não conseguem o que querem, e passam a vida reclamando de como o mundo é injusto com eles. Por não gostarem de ser contrariados, podem agir com agressividade nessas situações. Comumente são extremamente preocupados com aparência, vivem na busca de poder e um amor perfeito. 

Nos próximos dias falaremos sobre mulheres com a personalidade narcisista, fique de olho.

Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.

Leia Também

Add Your Comment