Quem foi Sigmund Freud e qual o Princípio da Psicanalise?

Estas são algumas perguntas que costumamos ouvir de pacientes e até mesmo de estudantes de psicologia dos primeiros semestres. E nós da Nossa Clínica Psicologia iremos te explicar tudo sobre a vida dele e suas principais criações e teorias.

Sigmund Freud era austríaco, nascido em 1856, mudou ainda criança para Viena com a família. Freud se formou em medicina e se especializou em neurologia, trabalhou durante alguns anos em uma clínica para crianças.

Como iniciou a psicanálise?

Por volta de 1885, após contato com o médico Josef Breuer, Freud começa a se aprofundar nos estudos sobre a histeria através da hipnose, o que 10 anos depois daria início ás suas investigações psicanalíticas, o o tornaria o “pai” da psicanálise.

Sua primeira obra psicanalítica aconteceu em 1900, com A Interpretação dos Sonhos. Em 1886 Freud casou com Martha Bernays e com ela teve seis filhos, sendo que a caçula Anna mais tarde seguiria seus passos na psicanálise.

Insatisfeito com o método de hipnose, Freud fundou a Psicanálise no qual utilizava o método da “livre associação”. Ele acreditava que as doenças psíquicas eram consequências da repressão de sentimentos dos pacientes, quando iniciou os estudos sobre o inconsciente. Com isto, ele afirmava que o paciente deveria externa lizar seus medos e angústias através da fala, mediada entre o paciente e o psicanalista

Durante cerca de dez anos ele trabalhou sozinho no desenvolvimento da psicanálise, quando em 1906 juntou-se a Adler, Jung, Jones e Stekel, que em 1908 se reuniram no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise, em Salzburg.

Freud passou por mais de 30 cirurgias por causa de um câncer na mandíbula e faleceu no dia 23 de setembro de 1939, em Londres, deixando um grande campo de estudo para a humanidade.

E afinal, quais as teorias de FREUD?

Dentre as suas principais teorias podemos destacar:

O conceito de Inconsciente: para a psicanálise, consiste em deixar que o paciente fale de seus sintomas e ele mesmo descubra, através da palavra, sua cura. Para Freud, aquilo que desejamos secretamente, mas não podemos obter, fica “escondido” em nosso inconsciente, para ele, o acesso ao inconsciente acontece através dos sonhos, lapsos (ato falho) e até mesmo piadas (chistes).

Outra teoria se dá na Infância, para ele, nossas experiências negativas vivenciadas na infância podem se tornar traumas na vida adulta.

Segundo sua teria, a criança passaria por três fases de descoberta:

  • Fase Oral: quando o prazer viria sempre pela boca, através da sucção;
  • Fase Anal: a criança aprende a controlar os esfíncteres e sente satisfação em fazê-lo;
  • Fase Fálica: quando a criança percebe que ao tocar seus órgãos genitais sente prazer.

Também considerava que o Complexo de Édipo (podemos comentar mais em outro momento) era fundamental para organizar a personalidade do indivíduo.

O sujeito freudiano é sempre um sujeito em conflito e para explicá-lo Freud dividiu a personalidade humana em Id, Ego e o Superego:

  • O Id representado pelos instintos e os impulsos;
  • O Ego é o resultado do confronto do Id com o ambiente que o ser humano vive;
  • O Superego funciona como um conselheiro para o Ego alertando-o sobre o que é moral e socialmente aceito.

A luta entre os três resultaria no comportamento humano em sociedade.

A teoria freudiana é extremamente complexa e interessante, este é apenas um resumo introdutório! Se quiser saber mais entre em contato com a nossa clínica, temos psicólogas freudianas na nossa equipe!

Conte com a Nossa Clínica Psicologia

Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.

Leia Também

Add Your Comment