TDAH em adultos: entenda quais as possíveis consequencias e sintomas de um adulto portador, mas sem diagnóstico do transtorno.
Muitos materiais sobre o Transtorno de Defict de Atenção e Hiperatividade são voltados aos sintomas na infância. E quem não foi diagnosticado na infância? Como se apresenta o TDAH em adultos?
O que é TDAH?
O Transtorno de Defict de Atenção e Hiperatividade é um transtorno  neurobiológico crônico e as alterações são consideradas genéticas. Ou seja, o cérebro tem algumas alterações de funcionamento. Entre essas alterações incluímos a lentificação do lobo pré-frontal, que lentificam também a pulsação dos neurônios e acarretam em dificuldade de manter o foco e a concentração. As pessoas com essas alterações cerebrais também apresentam dificuldade em controlar os impulsos e a agitação. Por ser um transtorno neurobiológico suas características se apresentam desde antes da idade escolar.
Muitas crianças recebem o diagnóstico na infância e passam a se tratar, amenizando os sintomas e consequências do transtorno. Por outro lado, muitas outras pessoas passam pela infância sem o diagnóstico e convivem com as dificuldades por toda a vida ou até ter o diagnóstico na vida adulta.
Como essas pessoas passam pela infância sem serem diagnósticadas?
Muitas pessoas diagnosticadas com o transtorno na idade adulta eram tidas na infância como avoadas, preguiçosas e que só se interessavam pelo que “queriam”. É muito comum que essas pessoas tenham vivido dificuldades de aprendizagem, de concentração, de controlar impulsos, principalmente os nervosos e algumas vezes até problemas de socialização. São pessoas que, em sua maioria, carregam estigmas da infância pelo seu jeito diferente de ser. Essa infância cheia de rótulos deixa marcas. Lembrando que nem todos os adultos com TDAH apresentaram características marcantes na infância, mas em sua grande maioria sim.
Quais são as características de TDAH em adultos?
O TDAH em adultos (e também crianças) podem se manifestar de formas diferentes, sendo essas, o TDAH tipo distraído/desatento, TDAH tipo hiperativo/impulsivo ou TDAH combinado, que é a combinação dos dois tipos anteriores.
Os sintomas se apresentam de formas diferentes para cada um, as pessoas que apresentam o transtorno não necessariamente apresentam todos os sintomas e sim uma combinação deles.
Entre os sintomas, os mais comuns estão:

TDAH em adultos com o tipo distraído/desatento:
• Cometer erros por falta de atenção, principalmente em trabalhos chatos e repetitivos;
• Dificuldade em manter a atenção em atividades que não são de seu interesse;
• Dificuldade em se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo que ela esteja falando com você;
• Deixar atividades pela metade, depois de ter feito a parte mais difícil;
• Dificuldade de se organizar;
• Evitar e adiar situações que vão exigir concentração;
• Tira as coisas do lugar e têm dificuldade de encontrá-las depois;
• Distração com tudo que está a seu redor;
• Esquece compromissos e obrigações.

TDAH em adultos com tipo hiperativo/impulsivo:
• Dificuldade em ficar parado quando tem que ficar sentado muito tempo, ficam mexendo ou balançando pés e mãos;
• Dificuldade em ficar sentado em situações que exigem, por exemplo em reuniões, tendo a necessidade de se levantar;
• Agitação e inquietação;
• Dificuldade em sossegar e relaxar, mesmo no tempo livre;
• Necessidade de estar sempre fazendo algo, como se tivesse com “motor ligado”;
• Falar demasiadamente em situações sociais;
• Costuma terminar as frases antes das pessoas durante as conversas;
• Dificuldade em esperar em situações que cada um tem sua vez;
• Interromper os outros enquanto falam.

Lembrando que quem possui o TDAH combinado apresenta características de ambos os tipos de TDAH. O nível do transtorno pode ser leve, moderado ou grave.
Possuir algumas características citadas acima não te torna uma pessoa com TDAH. Muitas vezes, pode ser apenas parte de sua personalidade. Para um diagnóstico preciso é necessário ajuda de profissionais qualificados como psiquiatras e neuropsicólogos.
TDAH em adultos, como pode afetar o dia a dia?
Quem possui o transtorno sente dificuldade em se adaptar a realidade do dia a dia. A insatisfação por não conseguir concluir tarefas, cursos e propósitos podem surgir. Estar em ambientes sociais pode se tornar exaustivo, fazendo com que a pessoa evite tais situações. Ir a ambientes de espera o causam angústias e inquietação, fazendo evitar esses momentos. Podem haver prejuízos no âmbito profissional, já que apresenta dificuldade em executar tarefas difíceis e que exigem atenção, costumando errar por desatenção.
Esses e mais fatos podem trazer muitos prejuízos físicos e emocionais em quem tem o transtorno.
Além disso, os pensamentos acelerados podem levar a ansiedade e até mesmo a exaustão. Com todos esses fatores, transtornos de ansiedade, transtorno depressivo, adicção e compulsão estão muito associados ao TDAH em adultos, principalmente os não diagnosticados.
Por isso é tão necessário o tratamento do TDAH em adultos.
Quais as causas e o tratamento para o TDAH em adultos?
O TDAH pode surgir por inúmeras causas. Não existe um consenso científico, porém a maioria dos estudiosos acredita que a causa é multifatorial, ou seja, com componentes biológicos/hereditários e também ambientais. Isto significa que também pode ser consequência das experiências que o sujeito viveu.
O tratamento inicialmente é medicamentoso e psicoterapico. A medicação corrige as falhas cerebrais e a psicoterapia ajuda o paciente a conviver com suas características diferenciadas e estigmas carregados. Com o tempo pode ser que a pessoa consiga seguir sem medicação, apenas com a psicoterapia. Isso não é uma regra, cada caso é um caso e em casos mais graves a medicação pode ser necessária por tempo indeterminado. Lembrando que por ser uma doença onde há alteração cerebral não há cura, mas com o tratamento há vida sem os sintomas.

Não se auto diagnostique, busque ajuda!