Você já deve ter ouvido falar do janeiro branco, mas você sabe qual o seu significado e por que foi relacionado a saúde mental?
A cor branca foi escolhida por representar um “papel em branco”, simbolizando a oportunidade de escrever uma nova história, e o mês de janeiro foi escolhido por ser o primeiro do ano e representar o recomeço.
A campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014, com o psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende e tem como objetivo principal chamar a atenção sobre a saúde mental, olhando para o emocional das pessoas, sem tabus, sem preconceitos, visando o bem estar e qualidade de vida mental.
Mas afinal, o que é a saúde mental?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ter uma saúde mental equilibrada é necessário que um indivíduo seja capaz de usar suas próprias estratégias e habilidades para recuperar-se do estresse rotineiro das exigências da vida, buscando harmonizar seus desejos, idéias e emoções positivas e negativas.
Para ter saúde mental é preciso estar de bem consigo mesmo, ao cuidar da sua saúde mental, você pode evitar o desenvolvimento de diversas doenças, como depressão e ansiedade. Cuidar da saude mental deve ser tão importante quando cuidar da saúde física.
Existe diferença entre a saúde mental e a saúde emocional?
Sim, apesar de estarem interligadas e uma poder prejudicar a outra. Cuidar da saúde mental envolve também questões neurológicas e tratamento de um estado de equilíbrio psicológico, mas isto não significa que a pessoa tenha transtornos como ansiedade ou depressão.
Quando falamos em saúde emocional estamos falando sobre os estados emocionais de uma pessoa, que podem variar durante o seu dia a dia e ter influência sobre os comportamentos e os sentimentos da pessoa.
E o que pode causar a falta de saúde mental?
Muitas situações podem afetar a saúde mental do indivíduo, como por exemplo, condições socioeconômicas, exposição a preconceitos e discriminação, falta de senso de pertencimento, falta de afeto e reconhecimento, stress, conflitos consigo mesmo e com pessoas próximas, etc…
Como posso cuidar da minha saúde mental?
Adotar hábitos saudáveis pode te ajudar a manter sua saúde mental equilibrada, através da alimentação, exercícios físicos, qualidade do sono, socializar com quem te faz bem, praticar o autocuidado e o autoconhecimento, meditação, e se estiver difícil manter este equilíbrio sozinho, busque ajuda profissional e FAÇA TERAPIA.
Saúde mental abalada pode afetar minha qualidade de vida?
A resposta é sim. Quando a saúde mental está abalada podemos ter problemas com nossa imunidade e desta forma prejudicar as defesas do nosso organismo, podendo somatizar e trazer prejuízos à nossa saúde física.
Como identifico se a minha saúde mental não anda bem?
Uma boa forma de identificar desconforto emocional é observar o seu dia a dia e perceber se o seu humor e comportamentos estão diferentes do habitual. Por exemplo, se você evita contato com pessoas que antes te traziam prazer e alegria, se as tomadas de decisão e realização de afazeres já não acontecem com facilidade, se você anda com muito ou pouco sono, mudanças radicais no apetite, comportamentos incomuns a sua rotina, pensamentos acelerados ou muito negativos com frequência, etc…
E se você ficou com alguma dúvida e precisa de ajuda pra identificar como está a qualidade da sua saúde mental não hesite em procurar ajuda profissional com um psicólogo ou psiquiatra.
Clique aqui se quiser agendar uma sessão com alguém da nossa equipe.