Quando os sintomas da tensão pré menstrual são exacerbados, podemos considerar o transtorno disfórico pré menstrual. Entenda melhor.
O que é Tensão Pré menstrual (TPM)?
Os sintomas pré menstruais podem acontecer em qualquer mulher na sua idade reprodutiva, eles aparecem em até quinze dias antes da menstruação – entre a ovulação e o período menstrual. Os sintomas que podem aparecer são irritabilidade, alterações bruscas de humor, fadiga, conflito nas relações, tristeza sem motivo aparente, ansiedade, “nervos a flor da pele”, alteração do sono, desejo por comidas específicas, cólicas, dores lombares, seios doloridos e inchados, entre outros. É um consenso entre os especialistas que esses sintomas ocorrem por conta de todas as mudanças hormonais e corporais da mulher que acontecem nesse período. Algumas mulheres apresentam sintomas exacerbados de TPM e pode ser levado em consideração o diagnóstico de transtorno disfórico pré menstrual. 
O que é Transtorno disfórico pré menstrual?
O TDPM é um transtorno que ocorre nos dias anteriores a menstruação, levando a alterações de humor muito intensas, irritabilidade extrema, além de sintomas ansiosos de depressivos.
 
Então qual a diferença entre TPM e TDPM?

Apesar de todos os sintomas serem similares, na TPM ele se apresenta de forma leve a moderada e no transtorno disfórico pré menstrual ele aparece de forma grave. Com isso, a vida cotidiana da mulher passa a ser afetada. Há prejuízos significantes nos estudos, trabalho, relações interpessoais, prejudicando a qualidade de vida da mulher. 

Quais as causas e como diagnosticar o transtorno disfórico pré menstrual? 
As causas ainda são desconhecidas, mas a hipótese é de que uma flutuação dos níveis hormonais no ciclo menstrual altere a disponibilidade de certos neurotransmissores, por exemplo o da serotonina, que estão diretamente ligados a sintomas depressivos. Acredita-se que as mulheres com TDPM têm uma influência maior dos hormônios na regulação do humor, mas o motivo disso acontecer em algumas mulheres e em outras não ainda é desconhecido. O diagnóstico deve ser dado por uma equipe multidisciplinar como psicólogos, psiquiatras e ginecologistas. Os sintomas do transtorno disfórico menstrual podem coincidir com diversos outros transtornos, inclusive os de ansiedade e depressão. E os transtornos mentais podem ser agravados no período da TPM. Por este motivo o diagnóstico deve ser muito cuidadoso.
Qual o tratamento para o transtorno disfórico menstrual?
O tratamento pode ser feito com medicamentos psiquiátricos, com medicações para regulação da menstruação ou então a combinação de ambos. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado de acordo com suas especificidades. Lembrando que a terapia é sempre uma grande aliada em qualquer processo que envolva a qualidade de vida psicológica de uma pessoa. Somente na terapia podemos entender nossos limites, entender o que é o transtorno e o que somos nós. Não somos nossos diagnósticos.

Add Your Comment