“Terapia online é tão eficaz quanto a terapia presencial?”, hoje vamos responder essa e mais perguntas sobre o tema.
Após a pandemia, a terapia online é amplamente conhecida. Entretanto, você sabia que essa modalidade já era aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) desde 2018?
Nos anos anteriores à 2018 o CFP havia liberado orientação psicológica com o limite de 20 sessões online. Com o sucesso da modalidade a terapia online foi liberada. O conselho exige o registro dos psicólogos no conselho reginal e também no e-psi que permite que os psicólogos atuem de maneira online.
Como surgiu a terapia online?
No início, as atividades dos psicólogos estavam voltadas às clínicas com um setting (local) de atendimento rigoroso. Com a modernidade e dinâmica mundial, essas atividades estão cada vez mais voltadas ao não tradicional, atuando em hospitais, escolas, centros de reabilitação para pessoas com deficiência, atendimentos em abrigos e centros de atendimento às comunidades carentes. A Psicologia vem evoluindo, juntamente com as demais profissões, e se adaptando as novas realidades.
O cuidado com a saúde mental vem ganhando espaço na sociedade. É possível perceber, cada vez mais, o quanto a população tem se importado com o assunto e vem buscando mais ajuda. Juntamente a isto, vivemos em um mundo onde tempo é dinheiro e algumas pessoas possuem dificuldades de locomoção. Com a evolução da tecnologia, verificou-se que é possível levar o atendimento psicológico até essas pessoas. Com a pandemia o tipo de atendimento se popularizou e se tornou preferência de muitos pela praticidade.
Afinal, a terapia online funciona?
Para falarmos sobre o assunto nos basearemos na teoria de Winnicott. Para ele qualquer tratamento psicológico (psicanalítico) deve ser conduzido de acordo com a necessidade do paciente, que pode divergir conforme a realidade em que ele vive. A necessidade não é da interpretação, e sim da compreensão e, na medida do possível, do atendimento a ela. Sendo assim, podemos concordar que o psicólogo/psicanalista visa o entendimento e a compreensão daquilo que está incomodando o paciente naquele momento do atendimento. Sendo assim, fica claro que é possível trabalhar com um paciente sem estar fisicamente no mesmo local que ele, utilizando-se da tecnologia. É possível atender estas demandas em chamadas de vídeo, onde o contato com o paciente só não será no mesmo espaço físico. Porém, da mesma forma que na clínica ou no hospital, é possível escutar, orientar e intervir, sem deixar de acompanhar as expressões do indivíduo, sua postura, tom de voz e movimentos.
Muito é discutido sobre o setting terapêutico, já que no atendimento online o psicólogo não pode contar com toda a estrutura que possui uma clínica. Porém, para o paciente, o local que ele se encontra torna-se o lugar de referência, que acolhe o paciente em todos os momentos que ele precisa, trazendo confiança e fidedignidade a ele. Desta forma, fornece o holding (estabilidade e previsibilidade do ambiente em que o paciente se encontra) necessário para a construção do campo transferencial e desenvolvimento do trabalho analítico. Assim então, o atendimento online pode ter as mesmas funções de um atendimento presencial e com a possibilidade de alcançar pessoas que possuem dificuldades físicas de locomoção, dificuldades em comparecer a uma clínica ou até mesmo pacientes em situação de internação hospitalar.
Como funciona a terapia online?
Primeiramente você deve buscar um psicólogo que faça essa modalidade de atendimento. – Se quiser agendar conosco clique aqui. –
Após encontrar o psicólogo marque um horário em que você esteja tranquilo, tenha um espaço com privacidade, conforto e boa qualidade de internet. Verifique com o psicólogo qual plataforma ele utiliza para o atendimento. As mais comuns são: whatsapp, google meet, skype e zoom.
No horário da sessão faça a conexão com o profissional e inicie sua sessão normalmente, assim como aconteceria no presencial.
A primeira sessão é o momento de você conhecer seu terapeuta, ver se a abordagem e a forma de trabalho te agradam. Não esqueça que os profissionais são diferentes e possuem abordagens distintas dentro da psicologia, por isso se não gostar de um profissional busque outro.
Como fica a ética profissional nos atendimentos online?
De acordo com o Art. 9º do código de ética, “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional
a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.” Os atendimentos online são realizados através de vídeo por ferramentas populares e não acontece gravação. O atendimento é realizado dentro de um ambiente seguro, que proporcione sigilo, com os mesmos cuidados de um paciente presencial. Sendo assim, o sigilo continua sendo mantido, conforme nosso código de ética.