Você já ouviu falar sobre o transtorno de estresse pós traumático (TEPT)? E luto coletivo diante de grandes targédias?
Milhares de mortes por COVID-19, surto de dengue e de H1N1, desastres naturais pelo Brasil e pelo mundo, chuvas, alagamentos, deslizamentos de terra, acidentes de carros, terremotos, irresponsabilidades humanas que trazem novas tragédias e mortes como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o caso da boate Kiss, o que todos estes acontecimentos podem gerar em nossa saúde mental?
O que é o transtorno de estresse pós traumático (TEPT)?
É um distúrbio caracterizado pela dificuldade de se recuperar depois de ter vivenciado ou testemunhado acontecimentos trágicos.
O transtorno de estresse pós traumático (TEPT) pode ser considerado após algum tipo de violência física ou sexual, assalto, sequestro, acidente, desastres naturais ou provocados, guerra, terrorismo e até mesmo de diagnósticos que ameacem a vida.
E quais os sintomas do transtorno de estresse pós traumático (TEPT)?
Os principais sintomas do transtorno de estresse pós traumático (TEPT) podem ser lembranças persistentes revivendo o trauma de forma involuntária, sentimentos como o de angústia, pesadelos, reações físicas e comportamentos de esquiva (evitando lugares ou pessoas que tragam lembranças sobre o trauma).
A pessoa pode viver em um estado de alerta constante, ter dificuldades de relaxar e dormir, pode ter alteração de humor e na sua alimentação.
Além do estresse pós traumático (TEPT), com tantos desastres e mortes que estamos vivenciando no mundo, podemos passar também pelo o luto coletivo.
Mas o que é o luto coletivo?
Luto é o processo de elaboração que passamos após todo e qualquer vínculo perdido (seja pela perda de pessoas próximas e queridas ou o fim de algo importante e significativo).
No caso do luto coletivo, são experiências que geralmente estão associadas a tragédias, que desencadeiam a morte de muitas pessoas de forma abrupta e inesperada.
Quando acontece este tipo de morte, de forma trágica e coletiva, surge a sensação de vulnerabilidade e falta de controle sobre nossa finitude.
E como lidar com o luto coletivo?
Não existe uma fórmula mágica e um protocolo ou manual para seguir, cada um sente e lida de um jeito diferente com o luto e sua dor.
Se você sente que está difícil lidar sozinho com todos estes sentimentos, busque ajuda, permita-se viver o luto, evite absorver somente notícias negativas, se manter informado é importante, mas não se esqueça que o excesso de informações também pode trazer muitos medos e sentimentos negativos.
Qual o tratamento para o transtorno de estresse pós traumático (TEPT) ou pra o luto coletivo?
O tratamento para ambos os casos é através de terapia e muitas vezes avaliação psiquiátrica para introduzir medicação, visto que muitos destes sentimentos podem desencadear ansiedade e sintomas da depressão, fazendo com que a pessoa não consiga mais viver sua vida de forma leve, mas em constante alerta e com medo de que o pior possa acontecer.
Busque ajuda, você não precisa passar por isso sozinho. Clique aqui e agende sua sessão agora mesmo,