Existem muitos preconceitos sobre fazer terapia, mas nem tudo que falam é verdade. Será que o seu conceito sobre terapia é um mito?

Quem nunca ouviu expressões como: “não sou doente, não preciso de terapia”, “meus amigos me ouvem e me aconselham, não preciso de psicólogo”, “psicólogo sempre concorda com você” ou “psicólogo é tudo igual”?

Hoje vamos te dizer se é mito ou verdade dez expressões que sempre ouvimos sobre terapia, dentro e fora do consultório.

1. “Terapia é só para quem tem problema psicológico.”

Mito.

Psicólogo é para qualquer pessoa. Para pessoas que sofrem com alguma doença mental, para quem quer melhorar algumas questões emocionais, resolver problemas, melhorar relacionamentos, entender/trabalhar traumas, atingir objetivos ou até mesmo quem busca autoconhecimento.

2. “O psicólogo só fica ouvindo o que você fala.”

Mito.

A escuta é um dos meios para que o processo terapeutico aconteça. Principalmente no início, é preciso ouvir para compreender quem é o ser humano que está ali, com as suas qualidades e traumas. Aos poucos e cada vez com mais frequência iniciarão as intervencões. Contudo, devemos levar em consideração que alguns profissionais fazem mais intervenções e outros menos. Os fatores que podem influenciar na quantidade e intensidade das intervenções são: a necessidade e disponibilidade individual do paciente, o momento do processo terapêutico, as características individuais do profissional, a abordagem teórica seguida, entre tantas outras variações.

3. “A terapia melhora as suas relações com você mesmo e com o outro.”

Verdade.

Também faz parte do processo terapêutico o autoconhecimento e a aceitação de quem se é. Quando compreendemos nossos limites e nossas capacidades aprendemos a nos respeitar e também respeitar os outros. Isso traz a melhora, muitas vezes inimaginável, para todas as relações, sejam elas amorosas, familiares, sociais ou profissionais.

4. “Desabafo com meus amigos, por isso não preciso de terapia.”

Mito.

Claro que ter amigo também é terapêutico, mas é muito diferente de fazer terapia. O psicólogo te escuta de uma maneira diferente do que o seu amigo e se a escuta não for profissional e imparcial a intervenção pode atrapalhar mais do que ajudar. O psicólogo tem uma escuta neutra e possui ferramentas/teorias para lidar com as angústias, medos e traumas do paciente. Muito diferente da opinião de um amigo, que pode inclusive te aconselhar pensando no que é melhor pra ele, e não pra você.

5. “Terapia ajuda na sua autoestima.”

Verdade.

Mudanças fazem parte do nosso amadurecimento durante todo o processo de terapia. Uma das questões mais trabalhadas em sessão é a imagem que temos de nós mesmos. Afinal, a visão que você tem de você é só sua ou foi construída durante suas experiências? A autoaceitação trabalhada pelo psicólogo faz com que você se sinta muito mais tranquilo por ser quem é.

6. “Terapia não traz resultados tao efetivos quanto medicação.”

Mito.

Para desmentir essa crença podemos citar a fala de um psicólogo e neurocientista na reportagem da revista super interessante: “O que é bastante recente é o reconhecimento da comunidade científica sobre a intensidade e a permanência das mudanças alcançadas pela psicoterapia. Não se imaginava que o funcionamento do cérebro pudesse ser alterado tão dramaticamente pelo tratamento, e com benefícios tão duradouros” – Marco Montarroyos Callegaro. Ou seja, assim como a medicação, a terapia altera o seu funcionamento cerebral. Com certeza existem casos que a medicação se faz necessária, mas isso não exclui a importância do psicólogo nesses resultados positivos. 

7. “O psicólogo só fala o que o paciente quer ouvir.”

Mito.

É verdade que o psicólogo tem um olhar bem empático e costuma se colocar no lugar do paciente. Apesar disso, não concordamos com tudo que os pacientes nos trazem. Muitas vezes o esperado é que o profissional seja como seu amigo, que dê a sua opinião sobre você estar certo ou errado. Mas na verdade psicólogo não é juiz e vai apontar erros e acertos de acordo com o melhor para o paciente, e não para os outros.

8. “Terapia ajuda a tratar transtornos psíquicos e de personalidade que não tem cura!”

Verdade.

Apesar de não terem cura, na terapia aprendemos a lidar com as características que temos, sejam elas ocasionadas por transtornos ou não. Quando aprendemos a lidar com quem somos sem julgamentos e com carinho a vida se torna muito menos difícil

9. “Pro psicólogo tudo é culpa dos pais.”

Mito.

A gestação e os primeiros anos de vida são de extrema importância para a formação e desenvolvimento emocional e psicológico do indivíduo.

“Não é porque os eventos da infância sejam mais marcantes do que os de hoje, mas porque os eventos de hoje tomam relevância e sentido a partir de nosso passado e, portanto, de nossa infância”. Contardo Calligaris

Quem são os mais próximos de nós na infância? Por isso, os pais são sim assunto frequente em sessão e nem por isso tudo é culpa deles.

10. “Todo terapeuta é igual.”

Mito.

Além de nenhum ser humano ser igual ao outro, na psicologia vamos além: temos diversas bases teóricas. Existem psicólogos que seguem os conceitos da psicanálise, teoria cognitivo comportamental, gestalt, fenomenologia, entre tantas outras. Se você não gostou do primeiro psicólogo que se consultou, busque outros. 

Podemos ver que existem muito mais mitos do que verdades sobre a terapia. E aí, você acreditava em alguns desses conceitos errados?

Quer começar a terapia? Clique aqui e agende sua consulta agora.

Add Your Comment