E Quando uma Mulher com Transtorno de Personalidade Narcisista se torna Mãe?
A alguns dias trouxemos informações sobre a personalidade narcisista, hoje vamos falar sobre as mulheres com esta personalidade quando se tornam mães. Infelizmente, transtornos de personalidade não têm cura. Neste caso, nem medicação para melhora. Isso acaba afetando a saúde mental de seu filho.
Mas vamos com calma! Não podemos confundir características de personalidade com o transtorno. Não é porque uma mãe às vezes pensa em si que ela é narcisista. E nós da Nossa Clínica iremos te explicar direitinho.
Como uma Mãe com Transtorno de Personalidade Narcisista Age?
A mãe com a alteração na personalidade costuma competir atenção dos outros com seu filho, querendo manter-se como o centro de tudo. Vangloria-se de todas as vitórias do filho como se fossem dela, desvalorizando os feitos do bebê/criança/adulto. E o que não sai como ela gostaria, responsabiliza terceiros.
Exige que o filho tenha admiração e faça elogios constantemente. Usa a manipulação para que o filho faça todas as suas vontades, muitas vezes utilizando de “chantagem emocional”, novamente se vitimizando. Costuma comparar o filho com os outros, inferiorizando o filho. Caso tenha mais de um filho, é comum ter um favorito, diminuindo e desprezando o outro sempre que possível.
Quando o filho cresce, é normal que essa mãe crie uma competição com ele e, sempre que possível, se coloca como melhor em tudo. Se necessário, ela o diminui e inferioriza para que seja a melhor.
Consequências para a saúde mental do filho
As consequências para a saúde mental do filho de uma mãe com o transtorno são incontáveis. Eles costumam ser pessoas inseguras, com extrema necessidade de agradar os outros, deixando a si mesmo sempre para depois. Baixa autoestima e sentimento de inferioridade quase sempre estão presentes.
A culpa é um sentimento muito presente nesses filhos, já que nada do que eles fazem está bom ou agrada a mãe. Não é incomum que não saibam assimilar os próprios sentimentos e gostos, já que sempre tudo é decidido pela mãe.
Tratamento para o Transtorno de Personalidade Narcisista
Infelizmente, não há cura para transtornos de personalidade. A boa notícia é que há tratamento. É muito difícil que alguém com o Transtorno de Personalidade Narcisista aceite que precisa de ajuda. É comum que isso aconteça apenas quando sua vida já foi muito prejudicada.
E, neste momento, a pessoa pode desenvolver transtornos depressivos e de ansiedade. Mesmo em tratamento, a pessoa não deixará de ter a personalidade que tem, mas aprenderá como não machucar tanto os outros em busca de reconhecimento.
Para quem convive com mães narcisistas, a terapia pode ser um grande alívio. É alguém que compreende os sofrimentos vividos e as consequências que isso traz para a vida de um filho. Afinal, libertar-se desta culpa, que o filho de uma mãe narcisista carrega, é um grande divisor de água na vida dessas pessoas.
A Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.
Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.
Leia Também