Quando questões emocionais passam a afetar negativamente nossa vida é hora de buscar ajuda. Quem procurar primeiro, psicólogo ou psiquiatra?
Anteriormente falamos aqui sobre a diferença entre psicólogo e psiquiatra, e também sobre a importância da interação entre os dois durante o seu tratamento.
A questão sobre quem procurar primeiro, psicólogo ou psiquiatra, vamos responder nesse texto. Caso já tenha pesquisado o assunto antes, encontrará as seguintes respostas:
- O psicólogo
- O psiquiatra
- Depende do que você está sentindo e porque está buscando ajuda
- Tanto faz
Para nós a resposta correta é “todas as anteriores” e vamos te explicar porquê.
- Formado em Psicologia, o psicólogo atua com as questões comportamentais, sociais e emocionais por meio de diversas técnicas e teorias diferentes. Nós não medicamos e caso somente as nossas técnicas não forem capazes de tratar as queixas, há encaminhamento para uma avaliação Psiquiátrica.
- Formado em Medicina, o Psiquiatra faz o diagnóstico e trata com medicação caso seja necessário. Caso busque sua ajuda primeiro, haverá um diagnóstico, conduta medicamentosa se necessário e encaminhamento para o psicólogo. Se não houver necessidade de medicação o Psiquiatra fará o diagnóstico e encaminhará o paciente para a psicoterapia para que juntos encontrem um alívio de seus sintomas.
- Como descrito anteriormente psicólogo e psiquiatra tem algumas funções distintas, então alguns lugares vão sugerir que busque ajuda de acordo com o que vem sentindo. Por exemplo: caso seus sintomas já sejam físicos e vem atrapalhando sua rotina, recomendariam a busca pelo psiquiatra. Já se os sintomas forem mais brandos ou não te afetem fisicamente indicam para um psicólogo.
- Quando encontramos bons profissionais que visam nosso bem estar, há o encaminhamento para um ou para outro (psicólogo ou psiquiatra) quando só um desses profissionais não consegue atuar em todos os aspectos necessários para a melhora.
Algumas pessoas dirão que o psiquiatra medica e o psicólogo escuta, nisso discordamos…
Ambos os profissionais atuam com a escuta das dores de quem busca ajuda. E, além da escuta, condutas são seguidas de acordo com cada caso. O psiquiatra busca o diagnóstico para que encontre o melhor caminho medicamentoso. O diagnóstico é feito com base na escuta e percepção do médico. Para o psicólogo o diagnóstico só passa a ter importância caso o paciente queira trabalhar a questão. No mais, o psicólogo olha para a pessoa como um ser único, com experiências, qualidades, pontos a melhorar, dores e traumas. Esse olhar nos permite, junto com o paciente, a tratar as dores, aprender a conviver e se aceitar como é independente de diagnósticos.
Psicólogo ou psiquiatra buscarão, de maneiras diferentes, aliviar suas angústias. O importante é pedir ajuda, independente de qual profissional seja.
Clique aqui e entre em contato conosco, além de psicólogas temos psiquiatras de extrema qualidade para indicar. Não sofra sozinho, nós podemos te ajudar!