2 anos de PANDEMIA e a SAÚDE MENTAL

Durante esses 2 anos de pandemia muito se falou sobre o aumento de casos de doenças mentais, principalmente casos de depressão e ansiedade.

Esse aumento se deve ao isolamento obrigatório, vivência de grandes medos como pensar na possibilidade de morte ou adoecimento de nós mesmos e das pessoas que amamos, lutos, angústias e perdas.

E nossa equipe da Nossa Clínica Psicologia irá te explicar como esses dois anos de pandemia afetou a saúde mental da população de inúmeras formas.

Pessoas que podem ter a Saúde Mental Afetada

Após todo esse tempo, estudos vem mostrando que pessoas que superaram o COVID 19 estão mais propensas a enfrentar essas questões de saúde mental, pois a maioria delas considera a cura uma segunda chance para uma vida mais plena e feliz!

Existem também casos onde foi observado a presença de doença psíquica como consequência do vírus, que altera a química cerebral.

As informações foram que estamos trazendo aqui foram colhidas de uma reportagem que compara um estudo realizado nos Estados Unidos com um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP), onde foi observado o mesmo resultado: aumento da probabilidade de desenvolver doenças mentais após a infecção pelo SARS-COV-2. Abaixo descreveremos os dados obtidos e no final do texto existe um recado muito importante sobre saúde mental.

Nos Estados Unidos foram incluídos na pesquisa 153.848 indivíduos que contraíram o vírus da COVID19. Esse grupo foi estudado e comparado à um grupo similar – com mesma faixa etária e sem doenças psiquiátricas nos últimos anos. Os resultados mostraram que quem havia sido infectado tinha uma probabilidade maior em adquirir doenças mentais do que quem não teve contato com vírus.

As doenças mentais descritas no estudo são:

• Distúrbios do sono (41%);
  • Depressão (39%);
  • Ansiedade (35%).

O estudo demonstra que de todos os contaminados apenas uma média entre 4,4% e 5,6% das pessoas desenvolvem os transtornos.

Lembrando que a maior parte das pessoas chegaram a ser hospitalizadas quando doentes, mas não foram excluídos da pesquisa os casos leves da infecção.

Já os resultados da pesquisa realizada pela USP, 8,14 dos estudados desenvolveram transtorno de ansiedade e 2,5 depressões após a contaminação por COVID19.

Consequências na Saúde Mental

Os cientistas afirmam que esse aumento ocorre pois o vírus pode inflamar o sistema nervoso, podendo ocasionar falha nos neurotransmissores, como a serotonina por exemplo.

Todas as infecções agudas tem consequências na saúde mental e cognição, mas não na gravidade da COVID 19.

Isso só reforça todo o nosso trabalho e a afirmação de que as doenças psicológicas não são frescura. Quando elas ocorrem é porque existem alterações acontecendo nas nossas funções cerebrais.

Tratamentos para a Saúde Mental Pós COVID19

O tratamento para as pessoas que apresentam doenças psiquiátricas pós COVID19 é o mesmo de todos os outros casos; cuidar-se. Talvez o passo mais importante e mais difícil seja buscar terapia (com um profissional capacitado).

Porém é nesse processo que aprendemos a nos amar e cuidar da nossa saúde física e mental. Quando só a terapia e as mudanças de vida não são suficientes para que se reestabeleçam as funções cerebrais é solicitado a avaliação de um psiquiatra.

Pode haver indicação de medicação para que o processo tenha sucesso. Lembrando que em boa parte dos casos o tratamento com medicação é pontual.

Não deixe de buscar ajuda, seja por consequência da COVID19 ou não. Há tratamento, há melhora, há possibilidades, há recomeços. Nós estamos aqui para te ajudar.

Reforçamos que é um fardo viver com uma doença psíquica e não uma frescura. Na dúvida se você estaria entre os casos que desenvolveriam questões psicológicas/mentais continue se precavendo. Prevenir é melhor do que remediar.

E nós da Nossa Clínica Psicologia podemos te ajuda, sempre com um atendimento que garante sua qualidade de vida, saúde e bem estar. Venha para a Nossa Clínica Psicologia.

Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.