Entenda como a palavra narcisista, que faz parte da nossa linguagem coloquial, tem base na mitologia grega. Saiba mais sobre o mito de Narciso.

Você já deve ter escutado o termo narcisista em muitas situações e contextos diferentes. Aqui mesmo no nosso site temos 3 textos dedicados a explicar como funciona o narcisismo e o transtorno de personalidade narcisista. Mas você sabia que este termo surgiu por causa de um mito grego? 

Quem é Narciso?

Narciso é um personagem da mitologia grega, filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Segundo a lenda, Narciso nasceu na região grega da Boécia. Ele era muito belo e quando nasceu um oráculo chamado Tirésias disse que Narciso seria muito atraente e que teria uma vida longa. Entretanto, ele nunca deveria ver seu rosto, uma vez que isso amaldiçoaria sua vida para sempre.

Além de ter uma beleza estonteante, que despertava a atenção de homens e mulheres, Narciso era arrogante e orgulhoso. Um dia enquanto passeava, não resistiu à tentação e decidiu ignorar o aviso dado pelo oráculo, ele tinha curiosidade pela própria imagem e decidiu parar de fantasiar sobre como seria o seu rosto e se aproximou de um lago, para finalmente enxergar o seu reflexo. Ao se enxergar pela primeira vez, Narciso instantaneamente apaixonou-se por si mesmo. 

Seu amor pela sua imagem foi tão avassalador que ele abdicou de tudo, não se alimentava mais, não andava, não falava com ninguém…tudo o que ele fazia era se admirar e cantar canções em homenagem a sua própria beleza. 

A bela ninfa Eco sempre foi apaixonada por Narciso, e ao ver que ele havia se apaixonado por si mesmo e estava abdicando de tudo em nome deste amor, a bela ninfa lançou um feitiço sobre Narciso, que ficou definhando até morrer no leito do rio.

Como o mito de Narciso é aplicado na psicologia?

Para os gregos, Narciso era um símbolo máximo de vaidade, sendo um dos personagens mitológicos mais citados nas áreas da psicologia, filosofia, letras de música, artes plásticas e literatura. Mas para a psicanálise o personagem foi usado para dar nome a um transtorno muito comum na sociedade atualmente. Pois, a partir do momento em que essa admiração ultrapassa os limites ela já é considerada uma patologia. 

Na psicologia, o narcisismo é o nome dado a um conceito desenvolvido por Sigmund Freud que determina o amor exacerbado de um indivíduo por si próprio e, sobretudo, por sua imagem. Essa vaidade descontrolada e admiração excessiva por si próprio pode gerar outros problemas no indivíduo.

Quais são as características de pessoas narcisistas?

São normalmente inseguros, precisam de reconhecimento, pouca ou nenhuma empatia, egocentrismo, tendem a ser pessoas carismáticas e escondem bem suas características mais tóxicas. Manipuladores, acabam diminuindo os feitos/sentimentos dos outros, para que os seus sejam exaltados e permaneçam em evidência. Possuem uma grandiosidade, em que tudo que ele faz é melhor que o do outro.

Também podem ir pelo viés da vitimização quando não conseguem o que querem, e passam a vida reclamando de como o mundo é injusto com eles. Por não gostarem de ser contrariados, podem agir com agressividade nessas situações. Comumente são extremamente preocupados com aparência, vivem na busca de poder e um amor perfeito. 

Você com certeza já conviveu com um narcisista. Mas agora, faça como Narciso e olhe o seu reflexo…será que você também é narcisista?

Add Your Comment