Hoje nossa equipe falará sobre o que é senso de pertencimento e como ele pode afetar o seu dia a dia e a sua saúde mental.

Você já deve ter ouvido falar em senso de pertencimento na sua empresa ou em algum artigo sobre o mundo corporativo. Mas você sabia que ele faz parte de diversos aspectos da sua vida e não apenas de como você se sente no local seu local de trabalho? 

O que é senso de pertencimento? 

É um sentimento que traz acalento e segurança. Esse sentimento aparece diante da certeza individual de pertencermos a algum grupo ou comunidade, seja ele familiar, de amigos, ou até mesmo de uma empresa, que é onde mais normalmente vemos essa expressão ser utilizada. O senso de pertencimento é uma ligação psicológica entre indivíduo e uma comunidade, cuja unidade e permanência fazem sentido para os seus membros.  

 Desde que nascemos temos a necessidade física e emocional de pertencer a um grupo, comunidade ou meio. A sensação de pertencimento geralmente começa no âmbito familiar e mais tarde continua através de outros sistemas como a escola, grupo de amigos, relações amorosas, faculdade, trabalho etc. 

Leia também aqui sobre o quanto as relações no trabalho afetam nossa saúde mental.

Sentir-se inserido, aceito e pertencente é uma necessidade que nos acompanha durante toda a vida. Trata-se de algo que é intrínseco ao ser humano: sentir-se parte de um grupo. 

 De acordo com a teoria de Maslow, psicólogo que categorizou quais são as condições necessárias para que um indivíduo se desenvolva adequadamente, o senso de pertencimento está em terceiro lugar, atrás das necessidades básicas (como respirar, descansar e se alimentar) e necessidades de segurança (como proteção, abrigo, suporte financeiro).  

Qual a importância do senso de pertencimento em minha vida? 

O senso de pertencimento faz com que o indivíduo se sinta bem, aumentando sua saúde mental! Sentir que você faz parte de algo maior, com pessoas que se identificam com a mesma coisa que você, que estão alinhadas em seus objetivos e sentimentos, que te compreendem e te aceitam como você é, sem julgamentos e prontos para te acolher é transformador! 

 Se uma pessoa não consegue encontrar o senso de pertencimento em nenhum momento de sua vida provavelmente a sua identidade e autoestima será afetada. Em outras palavras, ser aceito como parte do grupo ou por outros é extremamente satisfatório e gera sensação de bem-estar, afetando positivamente a maneira que você se percebe no mundo.  

Como posso melhorar o meu senso de pertencimento nas diversas áreas da minha vida? 

O senso de pertencimento ajuda na criação de vínculos de lealdade, respeito e confiança. Portanto, sentir-se parte de algo maior colabora no sentimento de realização pessoal. 

 O primeiro passo para encontrar senso de pertencimento em algum lugar é o autoconhecimento. Se escute, esteja alinhado com os seus gostos e desejos, assim fica mais fácil ir em busca de um lugar ou de pessoas que estejam alinhados com os seus objetivos e fazer possíveis ajustes de rotas, que, algumas vezes, podem ser fundamentais para ampliar a sensação de pertencimento. 

Outro ponto importante é ter um propósito bem definido. Procurar significado e propósito em qualquer empreitada que você se propõe a fazer é essencial. Querer realizar um sonho e seguir por um caminho novo que traga mais realização é fundamental para ter mais satisfação, qualidade de vida e senso de pertencimento. 

Além disso, ter empatia e conseguir se colocar no lugar outro é um ótimo caminho para criar conexões mais profundas. Essas conexões são fundamentais para o sentimento de pertencimento. 

Você já se sentiu excluído? Precisa de ajuda para encontrar um lugar onde você se encaixe? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, uma de nossas psicólogas pode te ajudar! 

 

Add Your Comment