O setembro amarelo foi criado para que todos debatam sobre o suicídio – causa da morte de quase um milhão de pessoas por ano no mundo.

Vamos quebrar este tabu e falar sobre suicídio? Mais do que se imagina, estamos diante de um problema de saúde pública, a cada 45 minutos, 01 brasileiro morre vítima de suicídio, precisamos falar sobre o tema como forma de prevenção, com o intuito de salvar vidas.
Vários podem ser os motivos para a pessoa pensar em tirar a própria vida, normalmente, sente uma dor interna tão grande que acredita que a dor externa acabará com suas pressões, cobranças, culpas, remorsos…

A origem do Setembro Amarelo

Mike Emme, um jovem americano conhecido por suas habilidades mecânicas após restaurar um Mustang 68 amarelo, aos 17 anos, em 1994, cometeu suicídio.
Infelizmente, sua rede de apoio (família e amigos) não percebeu os sinais de que o jovem poderia estar deprimido e pensando em tirar sua própria vida. Em seu funeral, os amigos montaram uma cesta com mensagens e fitas amarelas, a ação ganhou grandes proporções e se expandiu pelo país.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o dia MUNDIAL DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO. E posteriormente o mês foi denominado como setembro amarelo. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha, incentivando aqueles que pensam em tirar a própria vida a buscarem ajuda.

NÃO É FRESCURA
Pensar em tirar a própria vida NÃO É FRESCURA.

Imagine a dor interna e externa que esta pessoa pode estar sentindo, a ponto se machucar e pensar em suicídio.
Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio.
SEJA GENTIL, você não sabe pelo que o outro está passando, olhe para o lado com empatia, entenda a dor do outro.
Acolha, abrace, incentive a busca por ajuda profissional, FALAR é a melhor solução, abra este espaço para que falem sobre suas dores, você pode ser o ponto principal para que uma vida seja salva.

A ligação da depressão com o suicídio

Cerca de 800 mil pessoas no mundo se suicidam por ano e a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo, que contribui de forma importante para a carga global das doenças emocionais.
A depressão pode acontecer por fatores externos, estresse, traumas, pressão psicológica, agressão física, que podem em algum momento alterar algumas funções cerebrais, pode ter fundo genético e orgânico, iniciando também em pessoas que nunca tenham passado por alguma situação citada acima.
Alguns pacientes precisam não só da terapia, mas do acompanhamento psiquiátrico também, para que com a medicação sejam reestabelecida as conexões normais do cérebro.

Sinais de alerta na prevenção ao suicídio

  • Depressão
  • Desesperança
  • Raiva, impulsividade e descontrole
  • Aumento do uso de álcool ou drogas
  • Isolamento social
  • Ansiedade, agitação
  • Bullying
  • Mudanças drásticas no humor
  • Falas e indícios de que gostaria de se machucar ou acabar com a própria vida
Que não seja somente setembro amarelo, que todos os meses sejam amarelos.

No Brasil, o projeto de prevenção ao suicídio foi criado em conjunto com o CVV (Centro de Valorização a Vida), que presta serviço gratuito de prevenção através do telefone 188.

Onde buscar ajuda?
  • Serviços de saúde: CAPS e Unidades Básicas de Saúde
  • CVV – Centro de Valorização a Vida – telefone 188
  • Emergências: SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.

Add Your Comment