Psicologia Escolar e Psicologia Educacional: o que são? Hoje vamos abordar o papel do psicológo nas escolas e na educação.
São tempos difíceis, não só no Brasil, mas no mundo!
Muitos casos de bullying, alunos agressivos nas escolas, questões do ambiente em que as crianças e os jovens vivem em casa sendo espelhados e repetidos nas escolas, falta de empatia, falta de respeito com os colegas e as figuras de autoridades, falta falarmos mais sobre saúde mental, sobre prevenção e psico-educação.
Mas e afinal, qual o papel do psicólogo dentro das escolas? Existem algumas formações específicas para estes profissionais atuarem, a psicopedagogia, a psicologia escolar e a psicologia educacional. Hoje vamos falar um pouco sobre a diferença entre a psicologia escolar e a psicologia educacional. 
 
Como ser psicólogo educacional ou escolar?
Assim como a maioria das especializações, para obter o título e ser psicólogo educacional ou escolar, é necessário ter concluído a graduação no curso de Psicologia, estar devidamente inscrito e ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia) e concluir um curso de pós-graduação em uma Instituição de Ensino Superior que seja reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
 
O que faz o psicólogo educacional?
Na psicologia educacional, o profissional busca entender e trabalhar os processos mentais da aprendizagem, sua área de atuação está mais relacionada a parte “teórica”, com estudos e criações de métodos que possam ajudar no aprendizado.
O psicólogo educacional pode também auxiliar dentro de sala de aula, em conjunto com os professores ele busca melhorar o aprendizado dos alunos a partir de técnicas estudadas e comprovadas.
E o psicólogo escolar, qual sua função?
A psicologia escolar busca meios de melhorar o aprendizado do aluno na escola, atuando mais na interação direta com os alunos, professores, coordenadores e suas famílias, sendo considerada uma psicologia aplicada, ao qual coloca em prática as questões estudadas pela psicologia educacional.
Na psicologia escolar, o profissional tem uma relação mais próxima aos alunos, onde eles podem expor suas dificuldades escolares e em conjunto com a família e os professores acharem a melhor forma e estratégia para melhorar o clima escolar.
As funções dos psicólogos educacional e escolar:
Em algumas situações, os professores tem dificuldades de entender a demanda psicológica do aluno que pode estar atrapalhando no seu desenvolvimento escolar, e é aí que entra o papel do psicólogo.
O psicólogo pode estimular o ambiente saudável em sala de aula, com um vínculo de confiança entre os alunos e os professores, transformando juntos o ambiente da escola, podendo melhorar o rendimento dos alunos. 
Cada ser humano é único, sabemos que não é fácil estar dentro de uma sala de aula, principalmente quando se trata de adolescentes, mas é importante a conscientização dos professores sobre as estratégias a seguir com seus alunos, buscando diferenciais para o processo de aprendizagem deles.
O psicólogo e o vínculo com os profissionais dentro da escola.
Como comentamos, o contato não só com os alunos, mas com todos os profissionais da escola, é fundamental para que o psicólogo educacional crie vínculos saudáveis como um todo, em busca de melhorias em problemas educacionais. 
O psicólogo escolar, na prática, atua de maneira mais direta com os alunos e seus familiares e também com os responsáveis pela instituição, elaborando projetos, sendo a “ponte” entre as partes, levando sempre em conta os aspectos psicológicos que podem envolver esta tríade (escola, professor e aluno).
Os alunos que tem dificuldades de aprendizado podem ser identificados pelos psicólogos, observando os fatores que podem intervir no desempenho de cada um. Com estas observações, o psicólogo pode encaminhar os alunos que precisam de uma atenção diferenciada ou até mesmo um acompanhamento com outros profissionais específicos.
Alguns alunos podem passar por dificuldades de aprendizado, e a origem pode estar fora da escola, como por exemplo problemas na visão, na fala, dislexia, TDAH, entre tantas outras questões que precisem de um acompanhamento e um tratamento específico e adequado. 
As intervenções do psicólogo dentro das escolas:
Para o psicólogo é mais fácil identificar e fazer uma separação entre a vida emocional, pessoal, a saúde e aprendizagem, sabendo que uma interfere na outra o tempo todo. 
Nosso papel também pode ser o de orientar profissionalmente os alunos, fator que pode causar muita ansiedade e medo entre os estudantes, qual carreira seguir, a pressão é grande, e sabemos que nem sempre o aluno vai sair do ensino médio com os planos claros com relação a sua profissão.
Ainda hoje, no geral, existem grandes desafios para o psicólogo escolar e educacional dentro das escolas, muitas vezes pelo fato de as próprias escolas e seus profissionais não estarem acostumados com o auxílio do psicólogo nas suas praticas pedagógicas.
O vínculo deve ser criado gradualmente, através de diálogo, de apresentação de resultados, com um trabalho progressivo até que se conquiste a confiança dos colegas. O ambiente escolar pode ser cercado de distorções ambientais, sociais, e familiares.
É importante lembrar que assim como nós psicólogos, os professores e responsáveis pelas escolas, podem promover a PREVENÇÃO, mas não temos o poder de PREVER 100% das situações e atitudes dos alunos, JUNTOS podemos ir mais longe pela educação saudável do nosso país.

 

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