Ter um pet (animal de estimação) é algo cada vez mais comum. Você sabe como eles podem contribuir para a saúde mental?
Você sabia que durante a pandemia aumentou a procura por adoção de animais de estimação como cachorros e gatos? Em tempos como a quarentena, que fomos obrigados a ficar em casa, muitas pessoas perceberam o quanto a companhia de um animal de estimação colaborou em diversos aspectos de sua vida, seja ele físico, mental, emocional ou social.
Crianças, adolescentes, adultos e idosos encontram alegria e afeto na relação com seus animais de estimação. Portanto, animais de estimação e saúde mental andam de mãos dadas.
Quais são os benefícios que o pet pode trazer para minha saúde?
Se você não gosta de animais isso não significa que você precisa ter um. Existem muitas maneiras de praticar o autocuidado e você pode procurar ajuda de diversas outras formas. Mas é fato que os animais ao longo de milhões de anos vêm evoluindo a sua parceria com os seres humanos e nos auxiliando com problemas de saúde, por isso a terapia assistida por animais (como a equoterapia) ou os cães de apoio emocional são muitas vezes indicados e possuem ótimos resultados.
Além disso, um animal de estimação pode ser a única companhia de pessoas solitárias, trazendo a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima forma de amenizar o sofrimento de pessoas que sofrem de depressão severa ou outros transtornos que tragam isolamento.
Muitas pesquisas mostram que donos de pet tem os sinais de estresse reduzidos quando estão na companhia do seu animal de estimação, como por exemplo queda da pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca e relaxamento da tensão muscular.
O contato com animais de estimação ajuda com os transtornos psicológicos?
A Terapia Assistida por Animais (TAA) foca na relação psicólogo-animal-paciente em que o animal auxilia no tratamento de transtornos e doenças. Podem participar da TAA cachorros, gatos, passarinhos, cavalos, e muitos outros, cada um com seu treinamento, particularidade e manejo de tratamento ajudam o paciente a lidar com doenças como depressão, ansiedade, TOC, síndrome do pânico, fobias e transtorno de estresse pós traumático.
Brincar ou passar um tempo de qualidade com o seu animal de estimação pode aumentar os níveis de serotonina e dopamina. Estes são os famosos hormônios da felicidade, que acalmam e relaxam o sistema nervoso, trazendo uma sensação de bem-estar e alegria, muito útil para quem sofre de ansiedade ou depressão, por exemplo.
As pessoas se sentem mais necessárias quando têm um animal de estimação para cuidar, tendo então um senso de pertencimento e de propósito. Além disso o seu animal gosta de você pelo que você é, não te julga e te aceita, trazendo benefícios para a autoestima.
Isso acontece mesmo quando os animais não interagem muito com seus cuidadores. Fazer as coisas para o bem dos outros reduz a depressão e a solidão. Alimentar, dar banho, levar para passear, tudo isso pode fazer com que pessoas se sintam motivadas, pois sabem que o animal necessita delas para sobreviver.
Lembramos, porém, que independente de se ter ou não um pet em casa, cuidar da sua saúde mental deve ser uma prioridade em sua vida.