O que é Bullying?

No tema de hoje, a Nossa Clínica Psicologia irá explicar um assunto um tanto delicado: o Bullying.

A palavra bullying é conhecida em nosso país para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, profissional e pessoal. Também chamado de intimidação, se alguém te ofende, insulta, xinga, bate, empurra, fere, irrita propositalmente, humilha, isola, ignora, despreza, abusa, violenta ou assedia você pode estar sofrendo bullying.

O bullying é um fenômeno antigo, mas que só passou a ser objeto de estudo no início dos anos 70, quando a Suécia demonstrou preocupação com a crescente violência entre estudantes e suas consequências no âmbito escolar.

Bullying: O que ele pode acarretar?

A prática do bullying pode agravar problemas pré-existentes, abrindo quadros graves de transtornos psíquicos, o que pode trazer prejuízos irreversíveis.

Alguns pacientes podem apresentar transtorno de pânico, doenças psicossomáticas, fobia escolar e social, transtornos de ansiedade generalizada, depressão, quadros de anorexia e bulimia, transtornos obsessivos compulsivos (TOC) e transtornos de estresse pós-traumático.

Bullying: Quais as principais Vítimas?

Existem algumas vítimas “típicas” de quem pratica o bullying, como pessoas de pouca socialização, tímidas ou reservadas, bem como pessoas que não se encaixam no padrão estético que está na moda.

Existem, ainda, as vítimas que sofrem intimidação e encontram alguém mais frágil que eles para reproduzir este comportamento.

Existe outro tipo de Bullying?

Hoje em dia, podemos citar também o cyberbullying, onde as vítimas são atacadas por redes sociais, e nem sempre apresentam denúncias ou reconhecem os agressores.

A melhor maneira de lidar com o bullying é trazendo esse assunto à tona em sua casa, converse com os seus filhos sobre o prejuízo que ele causa e fique atendo se ele pratica ou sofre bullying.

Não devemos fazer aos outros aquilo que não gostaríamos que fosse feito com a gente. Ensine o que é a empatia, colocar-se no lugar do outro e, acima de tudo, mostrar que as diferenças físicas e mentais entre os seres humanos não são escolhas, mas sim fatores estabelecidos pela nossa genética.

Qual a coerência de inferiorizar alguém por algo que ela não escolheu ser? Cabe a escola, junto com psicólogos, promover ações preventivas e de orientação. Assim, em conjunto, é possível diminuir a violência em nosso dia a dia.

A Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram

A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, casais e realizam palestras em escolas, faculdades, empresas e hospitais.

Nossas palestras são estruturadas de acordo com o público alvo, podendo ser voltada a informação ou discussão de idéias.

Hoje nosso maior foco são palestras sobre: ansiedade, depressão, cutting (auto mutilação), bullying, prevenção ao suicídio, Psico-Oncologia e Saúde Mental Pós-Pandemia, por conta do alto número de pacientes atendidos com as temáticas citadas.

Gostaria de saber mais sobre o Bullying? Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.

Leia Também

Add Your Comment