Autossabotagem
Você já ouviu falar na autossabotagem? Não? Pois então não se preocupe, nossa equipe de psicólogas da Nossa Clínica Psicologia irá te explicar tudo sobre o ato de Autossabotagem.
Quer saber tudo sobre Autossabotagem? Continue lendo…
Autossabotagem: O que é?
“Auto” é uma palavra de origem grega usada para designar algo que é próprio e “sabotagem” é o ato ou efeito de sabotar, que significa dificultar ou prejudicar alguém ou alguma coisa. “Autossabotagem”, portanto, é agir contra si mesmo.
O mecanismo da autossabotagem funciona quando agimos no sentido oposto às nossas necessidades e desejos, queremos mudar e evoluir, mas alguma “barreira” imaginária não nos permite a mudança.
A autossabotagem pode acontecer de forma voluntária ou involuntária. Na primeira, de forma consciente o indivíduo deixa de fazer coisas que são importantes para si mesmo por ter medo de tentar se desenvolver e fracassar ou até mesmo por sentir que não é digno de algo bom.
Na autossabotagem involuntária é o inconsciente que boicota seus objetivos de serem realizados por um motivo que não está tão claro, mas que pode estar relacionado a traumas vivenciados na infância ligados ao fracasso, incapacidade e ao medo do desconhecido.
Como posso saber se estou me Autossabotando?
Na maioria dos casos o indivíduo acredita que não é merecedor de suas conquistas, com isto não as reconhece, existe uma autocobrança constante pela perfeição.
A autocobrança pode ser tão grande que o indivíduo foca sua atenção somente no que está ruim, adotando uma postura pessimista onde não percebe o seu potencial e necessita sempre de aprovação do outro, para sua auto afirmação.
A sensação de inferioridade também é comum, assim como a frustração e a necessidade de se comparar ao outro. O medo de falhar é tão intenso que muitas vezes a pessoa procrastina tarefas importantes e não chega nem a tentar.
Pessoas com uma baixa autoestima tem uma maior tendência à autossabotagem por não se sentirem merecedores de coisas boas como por exemplo um relacionamento afetivo de qualidade ou uma vaga de emprego bem remunerada.
A procrastinação é “aliada” da autossabotagem pois deixar tudo para depois também é uma maneira de evitar que coisas aconteçam na sua vida. Dizer sim para todos também é uma maneira de se autossabotar pois muitas vezes quando você diz sim para alguém, diz não para si mesmo.
Muitas vezes uma pessoa que se autossabota não pede ajuda porque acha que tem a responsabilidade de fazer tudo dar certo sozinha, do seu jeito, e quando as coisas não saem conforme planejado se culpa por “não conseguir”. Uma pessoa que sente a autossabotagem ainda pode experimentar sinais ansiosos e depressivos que variam entre mania, angústia e melancolia.
Outro aspecto relacionado a autossabotagem está na repetição de padrões de comportamentos. Sabe quando reclamamos de como nossos pais nos tratavam na infância e nos deparamos repetindo com nossos filhos? Ou quando entramos em um ciclo de repetição em relações iguais, mas com pessoas diferentes? Nestes casos, ao invés de observar a situação e o sofrimento que esta repetição nos causa, achamos que o outro é o culpado e que é o outro que nos gera os problemas.
Como enfrentar minha Autossabotagem?
Comece avaliando seus desejos, você tem ambições? Você consegue saber o que quer? Sabe diferenciar o que você quer e o que os outros esperam de você? Você está desmotivado? Tem objetivos claros?
Fazer análise ajuda a encontrar estas e muitas outras respostas, mas tente ser paciente consigo mesmo e busque ajuda profissional caso tenha dificuldades em esclarecer o que te sabota. As dificuldades podem surgir no meio do caminho, o medo também é comum, mas ele não pode ser excessivo e te paralisar, o principal é você acreditar no seu potencial, acreditar que é SIM possível.
A terapia e o autoconhecimento podem ser fundamentais para todas estas crenças limitantes que te fazem se autossabotar.
Seja protagonista da sua história, com foco e objetivo você pode se surpreender, procure estratégias positivas, identificação dos seus gatilhos negativos, juntos vamos trabalhar sua autoestima e identificar todos estes “monstros” que te assombram.
A Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.
Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.
Leia Também