Síndrome do Coração Partido
Já ouviu falar em SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO? Garanto que não tem a ver com seu coração despedaçado por um amor…
E para que você possa entender ainda melhor sobre o que é a Síndrome do Coração Partido a equipe profissionalizada da Nossa Clínica Psicologia irá te explicar tudo.
O que é a Síndrome do Coração Partido?
A síndrome do coração partido, também conhecida como cardiomiopatia do estresse, normalmente é considerada uma doença com origem psicológica.
Estudos hemodinâmicos mostram que durante a síndrome os ventrículos do coração não contraem corretamente por causa de uma descarga excessiva de adrenalina na corrente circulatória que pode ser desencadeada, geralmente, por estresse emocional.
Durante a crise o coração simula um infarto do miocárdio, resultando numa imagem semelhante a um coração partido. Ou seja, um nível elevado de estresse, medo, ansiedade ou qualquer outro desconforto emocional gera sintomas parecidos com um infarto!
Dados e Pesquisa sobre a Síndrome do Coração Partido
Segundo o cardiologista e especialista em infarto do HCor, Dr. Leopoldo Piegas, sentir-se com o “coração partido”, seja por:
- término de relacionamento afetivo;
- pela morte de uma pessoa querida;
- pela perda do emprego;
- outra forte emoção.
Passou de ser um problema de relações interpessoais, que era resolvido por meio de conversas ou pelo tempo, para o patamar de síndrome.
A síndrome do coração partido foi definida pela American Heart Association como uma cardiomiopatia adquirida primária, e é responsável por 1% a 2% dos casos de síndrome coronariana aguda, que consiste em qualquer grupo de sintomas atribuídos à oclusão das artérias coronárias.
Causas e Sintomas da Síndrome do Coração Partido
Algumas das Causas da síndrome do coração partido podem estar relacionadas a morte inesperada de uma pessoa próxima, o diagnóstico de uma doença grave, divórcio e perdas. Estas situações podem provocar um aumento da produção de hormônios do estresse no organismo, que podem gerar contração de alguns vasos cardíacos, lesando o coração.
Entre alguns dos sintomas mais comuns da síndrome do coração partido, podemos citar os seguintes:
• Dor e aperto no peito
• Dificuldade para respirar
• Tonturas constantes e vômitos
• Perda de apetite ou dor no estômago
• Raiva, tristeza profunda, sintomas deprimidos
• Dificuldade para dormir (insônia, incapacidade de relaxar)
• Cansaço excessivo
• Perda de autoestima, sentimentos negativos ou pensamento suicida
Tratamento
Especialistas afirmam que a prática de atividade física, inclusive uma simples caminhada, pode ter efeito benéfico para controlar os sintomas psicológicos de ansiedade e estresse, ajudando inclusive na melhora da autoestima.
Não existe tratamento específico para a síndrome do coração partido. Mesmo assim, ele pode ser útil para reduzir o esforço do coração durante o processo de recuperação e evitar novas crises.
Persistindo alguns destes sintomas, é de EXTREMA IMPORTÂNCIA buscar ajuda médica, para descartar problemas cardíacos mais graves. O exercício físico ajuda muito, mas NADA substitui uma bela avaliação médica e psicológica. Busque ajuda, faça terapia, o acompanhamento psicológico fará toda diferença no diagnóstico e controle de suas emoções.
Interessante, não é? E nós da Nossa Clínica Psicologia fornecemos todo o apoio necessário com uma equipe profissionalizada de psicólogas para ajudar na sua Síndrome do Coração Partido.
A Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.
Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.
Leia Também