Síndrome de Burnout e a Síndrome da Cabana na Quarentena
Você se sente esgotado fisicamente e mentalmente principalmente quando está trabalhando? Não se preocupe, pois, a Nossa Clínica Psicologia irá te ajudar a entender o que está acontecendo.
Quer saber mais? Continue lendo…
Síndrome de Burnout: O que é?
Síndrome de Burnout (da expressão “burn out”, em inglês, que significa algo como queimar por inteiro) é um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.
Observamos, junto com os nossos pacientes, que trabalhar durante a quarentena está sendo mais cansativo do que antes, mesmo em modelo home office. E existem algumas explicações para isso.
Muitas vezes, ao trabalhar de casa, não fazemos as pausas que normalmente faríamos: uma hora para almoçar, pausas para se hidratar ou tomar um cafezinho ou interagir com um colega.
O confinamento também aumenta o nosso nível de estresse e, sem as alternativas para fazermos as atividades que aliviam a tensão, acabamos acumulando uma carga emocional negativa.
Preste muita atenção aos seguintes sinais de esgotamento:
- Confusão Mental;
- Descaso com Necessidades Pessoais;
- Recolhimento;
- Tristeza Intensa;
- Forte Desgaste Físico;
- Fadiga e Exaustão;
- Tonturas;
- Tremores;
- Muita Falta de Ar;
- Oscilações de Humor;
- Distúrbios do Sono;
- Dificuldade de Concentração;
- Problemas Digestivos;
- Hipersensibilidade;
- Ataques de Fúria;
- Raiva.
Síndrome da Cabana: O que é?
Você já ouviu falar sobre a “síndrome da cabana”? Ela não é uma doença catalogada no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, mas sim um fenômeno psicológico histórico, que cresceu muito durante a pandemia.
O termo foi criado em 1990 (em inglês, é conhecido como cabin fever) e caracterizava trabalhadores que precisavam se isolar por meses como:
- Mineradores;
- Militares;
- Estudiosos em Campo.
As pessoas dessas áreas sofriam consequências emocionais desse isolamento prolongado, que agora acomete a população mundial.
As principais características da “síndrome da cabana” quando uma pessoa fica confinada por um longo período são:
- alta irritabilidade;
- estresse;
- agressividade;
- inquietação claustrofóbica;
- angústia;
- desconfiança.
Se você se sente que está de home office e anda se sentindo muito cansativo, angustiado, estressado, tremores, tonturas e entre outros sintomas. Procure a Nossa Clínica Psicologia, nós iremos te ajudar.
A Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram
A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, casais e realizam terapias em grupos.
Gostaria de saber mais sobre Síndrome de Burnout e a Síndrome da Cabana na Quarentena? Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.
Leia Também