Borderline e bipolar são transtornos que tem como característica mais conhecida a mudança de humor. Então, qual a diferença entre eles?
O que é borderline?
O transtorno de personalidade borderline (ou transtorno de personalidade limítrofe), como o próprio nome já diz é um transtorno de personalidade.
Quem possui transtorno de personalidade apresenta dificuldade de adaptação à mudanças, na elaboração de suas emoções/sentimentos/comportamentos somado a variações de humor. No caso do borderline há as conhecidas mudanças súbitas de humor, entretanto outras características como comportamentos compulsivos e impulsivos, irritabilidade, dificuldade em lidar com rejeições mínimas, insegurança, instabilidade nas relações (sociais, amorosas e familiares) estão presentes em quem tem o transtorno.
O que é bipolar?
O transtorno bipolar ou transtorno afetivo bipolar, diferente do transtorno de personalidade borderline, é um transtorno mental e ocorre por falha no funcionamento de algumas conexões cerebrais. Os transtornos mentais são caracterizados por uma combinação de emoções, pensamentos, percepções e comportamentos que fogem daquilo que é esperado – considerado normal. Assim como nos transtornos de personalidade, cada transtorno mental tem seu conjunto de características. No transtorno bipolar existem 2 polos vividos pela pessoa: mania/hipomania e depressão. Quando em mania os doentes tendem a se acharem “super heróis”, se tornam hiper produtivos, inclusive dormindo menos. Colocam-se em risco, são impulsivos e compulsivos. Já no momento de depressão, apresentam os sinais comuns de depressão.
Qual a diferença na mudança de humor nos transtornos borderline e bipolar?
No borderline as mudanças são bruscas, efêmeras e em um curto período de tempo. Por exemplo: alguém de manhã diz/sente ser a pessoa mais feliz do mundo e a noite está com pensamentos/ideações suicidas. Já no transtorno bipolar as mudanças de humor demoram dias, meses ou até anos para acontecerem e são menos efêmeras.
Posso ser borderline e bipolar ao mesmo tempo?
Sim, por serem transtornos com diferentes origens eles podem coexistir. É muito difícil chegar a esse diagnóstico já que os sintomas de ambos os transtornos se confundem.
Quais são as dificuldades de quem possui os transtornos borderline e bipolar?
Primeiro o principal: diagnóstico. Muitas vezes vistas como pessoas “difíceis”, com personalidade “forte” ou “pavio curto” demoram a buscar ajuda. Ao buscarem ajuda podem ser diagnosticadas como depressivas, pois em ambos os transtornos os sintomas de depressão estão presentes. É muito comum, por exemplo, que um bipolar seja diagnosticado primeiro com depressão, pois enquanto em mania/hipomania o bipolar não se vê com um problema. Já quem tem borderline pode ser visto como depressivo por sua baixa tolerância a frustração, irritabilidade, desesperança e mudanças súbitas de humor.
Borderline e bipolar tem cura? Qual o tratamento?
Em ambos os casos, infelizmente não há cura. Há tratamentos que devem ser seguidos igualmente nos dois transtornos, acompanhamento psiquiátrico para que os medicamentos ajudem a trazer alívio a tantos sintomas ruins. E principalmente o acompanhamento psicológico, é com ele que o indivíduo aprende a lidar com aquilo que ele é. Aceitando e não lutando contra, sabendo lidar com menos cobranças e auto julgamento.
Não sofra sozinho, busque ajuda!!! Clique aqui e agende sua sessão agora mesmo.