Supervisão Clínica

Pensamos em escrever este texto especialmente para os estudantes de psicologia que acompanham o nosso trabalho, pois todo estagiário de psicologia e recém formado precisa passar por supervisão clínica antes de começar a atender seus próprios pacientes. Na nossa clínica temos psicólogas que atuam em diferentes abordagens com mais de 10 anos de formação, aptas para realizar supervisões!

Quer saber tudo sobre Supervisão Clínica? Continue lendo…

O que é supervisão clínica?

A supervisão clínica é um espaço colaborativo de aprendizado e troca entre dois psicólogos. Esta supervisão é diferente da que o aluno de psicologia tem com seus professores durante a formação.

Normalmente psicólogos recém formados ou psicólogos que buscam ajuda em um caso mais específico buscam a supervisão clínica para trocar experiências com um psicólogo qualificado que irá orientá-los em diversos aspectos do atendimento psicoterápico, como por exemplo:

  • sanar dúvidas sobre as técnicas terapêuticas indicadas para cada caso;
  • elaborar hipóteses diagnósticas;
  • analisar o maneja clínico;
  • refletir sobre o vínculo terapêutico com os pacientes;
  • analisar o impacto que cada paciente causa no psicólogo que o atende.

OBS: Se você é psicólogo podemos dizer que o supervisor te ajuda a analisar a relação de transferência e contratransferência.

Abordagem Similar

A maioria dos psicólogos escolhe um supervisor que tenha a mesma linha de atendimento, por exemplo, se minha abordagem é psicanalítica é do meu interesse escolher um supervisor que seja psicanalista, se minha abordagem é cognitiva comportamental é mais indicado que eu escolha um supervisor que atue nessa linha.

Já que a supervisão também é uma oportunidade de enriquecimento do atendimento em psicoterapia através da troca de experiências com um profissional qualificado, indicamos que você escolha alguém que “fale a mesma língua”.

Sempre pautado no sigilo, o supervisor clínico e o profissional supervisionado se encontram por 50 minutos em média. O psicólogo fala sobre o caso que gostaria de trabalhar e estabelece objetivos. Ambos trabalham em diversas atividades como:

  • Discutindo casos clínicos;
  • Aprimorando competências psicoterápicas;
  • Trabalham no psicodiagnóstico;
  • Aprofundam nos conhecimentos teóricos e práticos em psicopatologia;
  • Manejo clínico;
  • Nas habilidades de intervenções psicológicas.

Supervisão em Grupo

Outra modalidade bastante interessante é a supervisão em grupo. Você pode encontrar outros profissionais que também buscam por supervisão ou então que tem casos com a mesma demanda e juntar estas pessoas formando um grupo de discussão. Lembramos que durante a supervisão nomes e dados pessoais não são citados, mantendo sempre o cuidado com o sigilo entre paciente e psicólogo.

A supervisão tira o psicólogo do isolamento ampliando suas possibilidades e capacitações além de oferecer maior segurança e aperfeiçoamento profissional, possibilitando maior ajuda a seus pacientes.

Já citamos que é mais comum que recém formados e estagiários busquem a supervisão, mas não existe um momento ou situação específica para procurar o serviço de supervisão clínica, uma vez que qualquer psicólogo pode se beneficiar da supervisão aperfeiçoando suas habilidades terapêuticas e melhorando a qualidade dos seus serviços.

Conte com a Nossa Clínica Psicologia

Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.

Leia Também

Add Your Comment