Psicocardiologia

Sabemos da importância do coração e de cada batimento cardíaco. Se ele acelera, nós sentimos. Se ele diminui o ritmo, nos preocupamos. O coração é um órgão vital, considerado pelo ser humano como a “morada” das emoções.

Geralmente, ao procurar um especialista, o paciente “entrega” seu coração ao médico como o que possui de mais valioso em sua vida e sobrevivência.

Dentre os muitos caminhos percorridos pela Psicologia, existe a Psicocardiologia, que investiga e trata os fatores de riscos psicológicos que podem favorecer o surgimento e o desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

E nós da Nossa Clínica Psicologia iremos te ajudar a entender o que é a Psicocardiologia.

Estudo da Psicocardiologia

Em meados de 2008, Conceição Maria Tereza Martins de Lemos e Rosa Cecília Pietrobon, ambas formadas pela PUCRGS, fundaram o Instituto de PsicoCardiologia, construído à luz das aprendizagens, técnicas e referencial teórico de Pichon Rivière associando psicologia com cardiologia.

O interesse de ambas era investigar e aprofundar os estudos no campo da psicocardiologia, embasado em pesquisas de mestrado e doutorado, trabalhos na área clínica associando Psicologia com conteúdos de Cardiologia.

“Viver um evento cardíaco tem, muitas vezes, um impacto negativo no funcionamento psicológico do paciente. Este fato poderá aumentar a sua vulnerabilidade à doença cardíaca, colocando-o em risco acrescido de sofrer um novo evento.”

(Allan e cols. 1996)

Simbolismo do Coração

O coração pode simbolizar grande parte do sofrimento humano, assim como o amor, o ódio, a alegria e a tristeza, a coragem e o medo. O profissional chamado de psicocardiologista tem como principal objetivo unir perspectivas no campo biopsicossocial e espiritual.

Doença Cardiovascular

A doença cardiovascular pode ser resultado de um conjunto de fatores:

  • Biológicos;
  • Psicológicos;
  • Sociais;
  • Culturais;
  • Espirituais.

Que se correlacionam de modo único em cada pessoa, podendo gerar crises de ansiedade, depressivas, de pânico, dentre tantos outros transtornos psicológicos. 

A qualidade de vida e a forma com que cada pessoa vive, com hábitos alimentares bons ou ruins no seu dia a dia, como o consumo de cigarro, álcool, sedentarismo, obesidade e histórico familiar de doenças cardiovasculares, podem fazer a diferença no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

Tratamento

Para alguns estudiosos, uma pessoa que sofre um infarto aos 40 anos, por exemplo, começou a se formar na sua infância. Por isso, a importância de “promover” uma infância sadia, em busca de um adulto sadio.

Muitos estudos desta área da Psicologia são baseados na espiritualidade. Acredita-se que, quanto mais espirituoso o paciente for, maior será seu nível de bem estar e aceitação, podendo evitar grandes ansiedades, controlando sua depressão e medos frente ao desconhecido.

Isso tende a levar um melhor comprometimento com o tratamento e procedimentos a serem realizados, aliviando também sua negação ao que está acontecendo. Ao meu ponto de vista, pacientes espiritualizados modificam-se frente ao seu estado atual e passam pelo processo de resiliência melhor do que os não espiritualizados.

Como prevenção, o psicocardiologista busca o entendimento de cada indivíduo sobre promoção à saúde. Alguns pacientes pouco sabem sobre seu real risco e doença. Assim, temos o dever de fornecer estas informações em conjunto com os médicos, e em ambiente hospitalar, com a equipe multidisciplinar, contribuindo para sua conscientização e necessidade de mudanças diárias, entendendo por saúde não só a ausência de uma doença, mas uma busca constante por melhores condições e qualidade de vida.

A promoção à saúde (não somente a problemas cardiovasculares, mas a todas as doenças) contribui para o aumento de uma boa saúde e bem estar do paciente no momento em que descobre um problema, estimulando a adoção de bons hábitos (alimentares, físicos, psicológicos).

A prevenção, por sua vez, se dá em todas as fases da vida deste paciente, desde a gestação até o envelhecimento, prevenindo desde sempre a futuras doenças.

Se você possui ou conhece alguém com a doença Cardiovascular venha para a Nossa Clínica Psicologia, iremos te ajudar no que for necessário em nossas consultas de qualidade para ajudar você e a sua família.

Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.

Leia Também

Add Your Comment