Para você é difícil dizer “não”? Nem sempre dizer “não” é tão simples como parece. Leia mais e entenda como escolher a si mesmo!
Já falamos sobre pessoas que tem a necessidade patológica de agradar os outros (chamados também de people pleaser) e acabam abrindo mão de seu próprio conforto e bem estar físico e emocional para focar nas necessidades de outra pessoa.
Mas afinal de contas, como dizer “não”para as outras pessoas e “sim” para mim mesmo?
Lembre-se que é normal se sentir desconfortável ao dizer “não” no início. Mas a prática de escolher a si mesmo vai ir te deixando mais à vontade conforme você consegue estabelecer os seus limites e ser fiel à aquilo que você precisa. Portanto, quanto mais você praticar mais fácil se tornará e mais confiante você se sentirá.
Um fator importante na hora de dizer “não” é que você se mantenha firme. Muitas pessoas podem te pressionar a fazer aquilo que você na realidade não gostaria de fazer. Seja firme na sua decisão, não ceda a pressão do outro e lembre-se que você tem direito de dizer “não” pra aquilo que não quer.
Como não me sentir culpado ao dizer”não”?
Outra questão muito importante na hora de dizer “não” é que você não se sinta culpado. Dizer “não” não significa que você é egoísta, insensível ou ingrato. Você está apenas colocando limites que são importantes e priorizando alguém muito importante, você mesmo!! Cuidar de si mesmo e respeitar as suas necessidades não faz de você uma pessoa ruim!
Se possível, ofereça alternativas para que o conflito seja resolvido sem que você tenha que fazer algo que não gostaria ou que te machuca. Muitas coisas podem ser resolvidas de maneiras diferentes e basta pensar um pouco fora da caixa, em conjunto, para que uma solução que não machuque ninguém seja a mais viável.
Como ser firme e não deixar que as pessoas me influenciem a fazer o que não quero?
Não é não!!! Quando você estiver decidido, seja claro e direto. Você não precisa explicar ou justificar demais as suas razões para uma resposta negativa. As vezes o “não” vem por uma falta de vontade, uma intuição ou sensação. Seja fiel à si mesmo e respeite essa voz interior. Também faz muita diferença manter o foco em si mesmo e na sua vontade. Concentre-se no que é importante pra você e não se distraia com as expectativas ou reações dos outros.
Dizer “não” pode ser difícil para muitas pessoas, principalmente quando esse “não” precisa ser dito para pessoas que amamos e queremos agradar. No entanto, é importante estabelecermos limites saudáveis para proteger a sua integridade física e emocional.
Você é importante e merece fazer coisas que te agradam, lembre que quando você diz “não” para o outro você está dizendo “sim” para si mesmo e para aquilo que agrega na sua vida!! Pratique o “não”!!