Como as Relações de Trabalho Podem Afetar a Nossa Saúde Mental?

Trabalhar é sinônimo de relacionamento, seja em um ou mais ambientes.

Todas as relações se iniciam com a comunicação, verbal ou não verbal. Ter uma boa comunicação é primordial para um ambiente de trabalho produtivo, harmonioso e com empatia entre os colaboradores.

E hoje a Nossa Clínica Psicologia irá te ajudar como as relações de trabalho podem afetar a nossa saúde mental.

O que é a Comunicação de Relações de Trabalho?

Quando falamos em comunicação, estamos também nos referindo a habilidade de ouvir, falar/se posicionar e conseguir compreender as dificuldades do outro.

Quando essa comunicação não funciona, é natural que apareçam diversos problemas, como:

  • Estresse;
  • Desmotivação;
  • Conflitos.

O ideal para um ambiente de trabalho saudável é a presença constante de respeito entre colegas e superiores, respeito à diversidade cultural e aos costumes de cada indivíduo.

Além disso, podemos somar aqui a colaboração entre os funcionários, paciência para saber ouvir e, ainda, a capacidade de colocar ideias e opiniões sem desrespeitar os demais.

A nossa experiência mostra que este ideal de trabalho é falho em grande parte das empresas.

Competitividade

Iniciamos falando da competitividade, que está cada vez maior no mundo atual. Ao adentrar o ambiente de trabalho, ela pode acarretar em:

  • falta de gentileza;
  • falta de empatia;
  • falta de respeito.

Tudo em prol de um reconhecimento maior. Neste sentido, também é comum nos depararmos com a falta de respeito entre equipes e funcionários, independente de hierarquia.

Em qualquer ambiente, a falta de respeito pode acabar com todos os tipos de relação.

Parcialidade

Outro fato recorrente no ambiente corporativo é a parcialidade de alguns líderes, que podem ser mais compreensivos e pacientes com os funcionários com os quais tenham mais afinidade.

Essa diferença no tratamento pode gerar sentimentos negativos, como:

  • Insegurança;
  • Desproteção;
  • Desmotivação.

Falta de Empatia

Há, ainda, um dos mais importantes tópicos relativos ao ambiente de trabalho: falta de empatia. Ela pode ocorrer desde as formas mais sutis, como a incompreensão por um atraso justificável, ou se estender até as formas mais cruéis, como abusos morais.

Sintomas

Com um cenário nada amistoso, fica nítido o quanto as relações de trabalho podem afetar nossa saúde mental e, consequentemente, a nossa saúde física. É comum o trabalho por si só nos trazer, em níveis normais, ansiedade e cansaço.

Porém, quando as relações no ambiente não são saudáveis, podem causar outros sentimentos, como:

  • Estresse;
  • Insegurança;
  • Ansiedade Patológica;
  • Medo;
  • Sensação de Desesperança;
  • Tristeza;
  • Sensação de Exclusão.

Neste contexto, vale destacar a Síndrome de Burnout, que inicialmente foi classificada como uma doença exclusivamente relacionada ao trabalho. Trata-se de uma síndrome de esgotamento mental frequentemente ligada ao excesso de trabalho. No entanto, ela também é muito associada a ambientes corporativos muito competitivos, com muita responsabilidade e/ou pressão.

Relações de Trabalho na Pandemia

Atualmente, temos como agravante a situação da pandemia, em que o contato com o próximo muitas vezes é restrito ao virtual, impossibilitando a comunicação não verbal.

Assim, a comunicação escrita pode gerar interpretações erradas, além de não podermos contar com aqueles momentos de descontração que temos dentro do ambiente de trabalho.

E não podemos esquecer de mais dois fatores agravados pela pandemia:

  • Estudos comprovam que as pessoas trabalham mais em home office;
  • A competitividade e a pressão por conta do número de desempregos.

Fica claro que está cada vez mais difícil estabelecer relações saudáveis no trabalho. Essa realidade gera muito estresse a quem não consegue lidar com esse ambiente e, em alguns casos, pode levar a problemas de saúde.

Como conseguir ter uma relação saudável com o trabalho e as relações?

O primeiro passo é colocar-se como sua grande prioridade.

Claro, estamos cientes das responsabilidades e devemos respeitar aquilo que nos comprometemos a fazer, como cumprir horário de trabalho e outros acordos profissionais.

Mas, não esqueça que você é um ser humano, independente da profissão. Você precisa ter diversão e prazeres além do trabalho.

Desta maneira, não se esqueça das pequenas alegrias. Faça uma pausa pra tomar um café/algo que aprecie, vendo algo que gosta, ligue por vídeo para aquela pessoa que ama, escute a música que gosta e dance como se ninguém tivesse vendo, medite, faça exercícios, assista filmes, séries ou aquilo que você achar que te fará bem.

E, mais importante, quando for alvo de desrespeito ou humilhação, lembre-se que essa ação diz somente sobre a pessoa que está fazendo isso, e nada sobre você.

Não é nada fácil se colocar em primeiro lugar. Mais difícil ainda é separar o que é nosso com o que é do outro. Por isso, caso não consiga resolver isso sozinho, está tudo bem pedir ajuda. Nós, da Nossa Clínica, estamos aqui para te ajudar.

Nossa equipe da Clínica Psicologia está disposta a ajudar você que está com problemas de relações no trabalho.

Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.

Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.

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