Câncer de Mama e a Psicologia
Sabemos que ainda existe um TABU enorme só de ouvir a palavra CÂNCER, e este tabu está muito relacionado ao adoecimento, ao medo da dor, do sofrimento, da mutilação.
E a equipe da Nossa Clínica Psicologia esta aqui para te explicar como funciona o Câncer de Mama e como a Psicologia atua no processo da doença.
O que é o Câncer de Mama?
Também conhecido como neoplasia, o câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), até o ano de 2022 são estimados que cerca de 61 mil mulheres podem ser diagnosticadas com o câncer de mama no Brasil.
Algumas mulheres não demonstram nenhum sinal ou sintoma do câncer, por isso é muito importante conhecer o próprio corpo, fazer o auto exame regularmente, exames de rotina anualmente, e a qualquer alteração buscar um especialista urgente.
Sintomas do Câncer de Mama
Qualquer nódulo ou massa sentida na mama, precisa ser avaliado e acompanhado por um médico. Algumas pacientes que tem os sintomas antes do diagnóstico, costumam citar como principais:
– Inchaço mesmo sem sentir nenhum nódulo
– Nódulo endurecido
– Irritação
– Dor na mama ou no mamilo
– Inversão do mamilo
– Vermelhidão na mama
– Secreção
Entre tantos outros possíveis sintomas…
Como Descobrir?
Com o auto o auto exame e o diagnóstico precoce, o tratamento pode ser mais rápido, e aumentam as chances de cura.
O câncer de mama costuma aparecer a partir dos 50 anos de vida, apesar de hoje em dia se estudar muito sobre pacientes bem mais novas sendo diagnosticadas.
O câncer de mama, assim como todos os tipos de câncer, não tem uma causa única e específica, diversos fatores podem estar relacionados ao risco do diagnostico dentre eles, a idade, fatores endócrinos, ambientais, e muitas vezes genéticos e hereditários.
Existem diferentes tipos de câncer de mama, e é importante identificar junto ao médico para conhecer melhor sobre seu diagnóstico e ter melhor compreensão sobre as opções de tratamento. Os principais exames que ajudam no diagnóstico são:
– Exames de sangue
– Ultrasom
– Mamografia
– RessonÂncia
– Biópsia
– Tomografia
Estágios do Diagnóstico do Câncer de Mama
Existem 4 tipos de estágios dentro do diagnóstico do câncer de mama, classificados de 0 a 4, sendo o estágio 0 identificado como algo não invasivo, e estágio 4, um grau de câncer já metastático.
Os possíveis tratamentos para o câncer de mama variam conforme o estágio e tipo, mas podem ser os seguintes:
– Cirurgia com retirada somente do tumor (quadrante)
– Mastectomia (retirada total da mama)
– Radioterapia
– Quimioterapia
– Imunoterapia
– Hormonioterapia
Sentimentos Pós Diagnóstico
Cada ser humano é único, e quando se trata de adoecimento, cada uma lida conforme suas crenças e seu estado emocional. Alguns dos sentimentos comuns entre as pacientes, costumam ser:
– Stress diante do diagnóstico, dos possíveis tratamentos e de como conseguirá enfrentar todo o processo;
– Ansiedades, depressão, seguido de culpa, raiva, isolamento, medo de perder do controle sobre a vida, medo da dor, dos exames que muitas vezes são desconhecidos
– Mudanças na autoimagem (auto estima muito abalada e fragilizada), principalmente pela questão da possível mutilação na mastectomia, trazendo ainda o medo da dependência física (incapacidade) ou do abandono do parceiro.
Momento da Psicologia
Com o impacto emocional diante do diagnóstico, é muito recomendado terapia para aquelas pacientes que ainda não fazem este acompanhamento.
O papel do psicólogo é ajudar a paciente a reestabelecer seu estado emocional, através da escuta, do acolhimento, entendendo como está a aceitação e entendimento sobre a doença, assim como se a paciente está assimilando e elaborando o diagnóstico.
É fundamental entender os mecanismos de enfrentamento da paciente, muitas vezes ajudando com a psico-orientação no sentido de uma boa comunicação entre a paciente, a família e a equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros…), podendo assim criar um vínculo de confiança entre eles, podendo ressignificar, criar estratégias para o enfrentamento, dando novo sentido à vida.
Você não precisa passar por isso sozinho, estamos aqui para te ajudar e te acolher, busque ajuda profissional para amenizar e minimizar todos os turbilhoes de sentimentos que podem vir após um diagnóstico de câncer de mama.
A Nossa Clínica Psicologia conta com uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram. A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, e pode auxiliar nessa situação.
Entre em contato com a gente e agende sua consulta ou tire suas dúvidas.
Leia Também