A anorexia é um dos transtornos alimentares mais comuns e conhecidos. Hoje vamos falar da influência da propaganda nessa doença.
Como muitas pessoas famosas (Angelina Jolie, Demi Moore, Anahi, Isabella Fiorentino, etc…) já se abriram sobre o desafio de se encaixar nos padrões de beleza impostos pela mídia, e sobre como isso influenciou o desenvolvimento da anorexia em suas vidas, este transtorno alimentar é o mais conhecido pela população em geral.
A doença também já foi retratada em livros e filmes. Um filme lançado recentemente que aborda o assunto se chama ‘’O Mínimo Para Viver’’ (To The Bones) e retrata a batalha de Ellen (a atriz Lily Collins), jovem que sofre de anorexia nervosa. A atriz Lily Collins precisou perder muito peso para encarar a personagem e em entrevista com a imprensa se disse horrorizada com pessoas que percebiam o seu baixo peso e a elogiavam, perguntando que dieta estava fazendo e como poderiam ficar com o corpo como o dela. O filme foi bastante polêmico, pois expõem a realidade de muitas pessoas que sofrem de anorexia e bulimia, mas não mostra nada além do que uma simples busca na internet revelaria.
Infelizmente é grande o conteúdo online que ensina e estimula comportamentos inadequados na busca da perda de peso. Muitos jovens sentem-se vitoriosos a cada quilo perdido e isso faz com que continuem com os comportamentos autodestrutivos como longos períodos de jejum, exercícios físicos excessivos, indução de vômitos e uso de medicamentos laxativos e diuréticos.
Entenda sobre a anorexia
Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar caracterizado pela recusa do paciente em comer ou quando ele diminui drasticamente a quantidade de comida ingerida por não querer ganhar peso, pois se vê gordo ou percebe algumas partes do corpo maiores do que elas realmente são.Sem reconhecer que já está abaixo do peso considerado saudável, a quantidade de comida ingerida é cada vez menor, podendo haver períodos de jejuns prolongados e outros comportamentos para perder peso, como exercícios físicos excessivos, indução de vômitos, indução de diarreia e uso de medicamentos sem acompanhamento médico.
Clique aqui e saiba mais sobre a anorexia.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.