Qual a diferença de Psicólogo e Psiquiatra?
Acredite ou não, mas muitas pessoas acham que o psiquiatra e o psicólogo são a mesma coisa e estamos para te dizer que a verdade sobre essas duas áreas.
Se você já se fez essa pergunta e sempre quis saber a resposta, nós da Nossa Clínica estamos aqui para te ajudar a entender melhor essa diferença!
Psiquiatra: o que é?
Primeiramente vamos falar do psiquiatra, ele é um profissional formado em Medicina que optou pela especialização em Psiquiatria, e tem como principal objetivo diagnosticar o problema do paciente e indicar o melhor medicamento para o tratamento desse diagnóstico.
As consultas com esse profissional geralmente são mensais até que o paciente esteja adaptado com a medicação, e conforme a adaptação o acompanhamento passa a ter um período mais longo entre uma consulta e outra.
O psiquiatra também acompanha o chamado ”desmame”, momento em que o paciente já se sente melhor e acontece a diminuição da medicação o desmame nunca pode acontecer por decisão do paciente, o psiquiatra precisa acompanhar e decidir a hora certa.
Psicólogo: o que é?
O psicólogo tem formação superior em Psicologia, ciência que estuda os comportamentos humanos e seus processos mentais e tem como principal objetivo realizar um psicodiagnóstico e traçar um plano de tratamento para o paciente através da psicoterapia, ou seja, sem intervenção medicamentosa.
O psicólogo também está apto a aplicar testes psicológicos e os seus atendimentos geralmente são semanais, com duração de 50 minutos cada sessão.
A alta do paciente geralmente acontece quando ele conseguiu desenvolver recursos para lidar com suas dificuldades e quando acontece o alívio dos sintomas físicos e emocionais sendo mais precisa o paciente acaba compreendendo a causa que o levou ao adoecimento emocional.
Na maioria das vezes, é indicado ao paciente psiquiátrico também o atendimento psicológico.
Semelhança Primordial
A grande semelhança que existe entre essas duas áreas é que médico e terapeuta devem estar sempre alinhados em busca do melhor resultado e bem-estar para o paciente.
“No âmbito do indivíduo, tratar a depressão apenas com medicamentos é tornar ilegítima a sua dor. É dizer ao depressivo que o que ele sente não merece ser ouvido porque é produto apenas de uma disfunção bioquímica. É reforçar a crença de que o depressivo não tem nada a dizer sequer sobre ele mesmo. É cristalizar o estigma.”
Eliane Brum
Importante
Nós da Nossa Clínica Psicologia somos uma equipe de Psicólogas especializadas que busca atender da melhor e mais bonita maneira todos que nos procuram.
A nossa equipe atende pessoas de todas as idades, casais e realizam terapias em grupos.
Nossa missão é com ética e sigilo aliviar toda e qualquer tensão e problema psíquico trazido por nossos pacientes.
Você tem dúvidas se precisa tomar remédio? Entre em contato agora mesmo conosco e agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas!
Leia Também: